Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    BE: Eliseu Pinto Lopes reúne com associações

    Foto BE/VALONGO
    Foto BE/VALONGO
    O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Valongo, Eliseu Pinto Lopes, tem realizado, nas últimas semanas, visitas às várias associações e colectividades do concelho.

    Afirma como prioridade da sua candidatura o desenvolvimento de um Programa Municipal de Apoio às Associações e Colectividades locais, «como resposta à falta de diálogo e de colaboração entre o actual executivo camarário e grande parte daquelas entidades».

    O candidato condena tal atitude e acusa o actual executivo liderado por Fernando Melo de fazer eleitoralismo com o associativismo no concelho, como acontece, por exemplo, com o recém-criado Gabinete das Colectividades que aparece, precisamente, a seis meses das eleições. «A Câmara nunca teve um programa desenvolvido em permanência para as associações e, por isso, adopta estas medidas isoladas e de fachada. Ao longo dos anos, tem demonstrado uma atitude de desprezo e de discriminação face às actividades desenvolvidas pelas associações e que se revela, desde logo, na fraca presença das colectividades na organização dos eventos promovidos na agenda cultural de Valongo. Como o próprio presidente da edilidade já afirmou, o que interessa às associações passa “por ranchinhos ou coisinhas desse tipo”, e por isso vira-lhes as costas e poucos ou nenhuns apoios concede às suas actividades. O candidato do Bloco «não compreende como é que não há apoios para as associações, mas há sempre 50 ou 100 mil euros do erário municipal para dar a um artista popular ou para dar a agências profissionais contratadas para a promoção da imagem do presidente da Câmara, sempre em vésperas da campanha eleitoral».

    Eliseu Pinto Lopes entende «ser tempo de repensar e debater com seriedade o papel das colectividades no concelho, pois são fundamentais na promoção da democracia participativa e no envolvimento dos cidadãos na vida cívica. Pelo que muitas das propostas a ter em conta no referido programa podem surgir no decorrer das visitas e reuniões realizadas», assegura o candidato.

    Por: AVE/BE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].