Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    Maria José Azevedo defende esforços na Educação

    A candidata independente à presidência da Câmara Municipal de Valongo, Maria José Azevedo, apresentou em conferência de imprensa, na manhã do passado dia 11 de Junho, as ideias-base de actuação para o sector da Educação.

    A candidata considerou mesmo a área da Educação, Conhecimento e Qualificação a sua «grande prioridade para o primeiro mandato na presidência da edilidade» valonguense.

    Foto CORAGEM DE MUDAR
    Foto CORAGEM DE MUDAR
    Maria José Azevedo, retomando os dados do INE que apontam Valongo como o concelho do Grande Porto com o mais baixo rendimento per capita do Grande Porto, considerou que só com a qualificação dos cidadãos será possível estes estarem preparados «para fazer frente a situações de crise como a que hoje se vive». Por isso, «a aposta na Educação é o melhor caminho para reforçar a coesão social», considerou. Esta constatação, segundo a candidata independente, é apoiada por estudos do Banco de Portugal que concluem que «no futuro próximo, a entrada na idade activa de indivíduos com um nível de instrução superior à média da população – e que apresentam um risco de pobreza inferior ao das gerações mais idosas – deverá contribuir para diminuir a taxa de pobreza em Portugal».

    No actual contexto, comenta a candidatura, «o Concelho de Valongo passa por dificuldades que têm muito que ver com o facto de a maioria que gere a Câmara há 16 anos nunca ter demonstrado a visão estratégica necessária para investir a sério na Educação. O diagnóstico social concelhio, elaborado pelos próprios serviços camarários, detectou, entre outras fragilidades, taxas elevadas de abandono, absentismo e insucesso escolar, baixos níveis de escolaridade da população residente, falta de motivação dos jovens face à escola, sobrelotação e insegurança nas escolas, insuficientes recursos materiais e humanos».

    E continua: «A situação é grave, mas o actual presidente da Câmara não consegue ir além da requalificação do património edificado, o que mais não é do que do que um aproveitamento oportunista de uma prioridade avançada pelo Governo. O mais importante – a aposta nas pessoas – não consta dos planos da actual maioria. Ao invés, a candidatura independente de Maria José Azevedo compromete-se a investir na qualificação dos cidadãos, fazendo-o de forma participada e envolvendo todos os agentes educativos na definição de prioridades», através da constituição de parcerias dos agentes educativos e das instituições do concelho.

    «Transformar Valongo num Concelho de excelência ao nível da Educação, Conhecimento e Qualificação é um objectivo que irá nortear toda a acção de Maria José Azevedo».

    A candidata defende que para atingir tal meta é necessário «ir além da requalificação do parque escolar, o que se conseguirá apoiando e valorizando a profissão dos professores, mas também integrando as famílias dos estudantes e disponibilizando serviços, como o apoio psicológico, aos alunos. O investimento nas novas tecnologias é outra prioridade. Na óptica de Maria José Azevedo cabe à Câmara impulsionar a interligação dos meios escolares com a sociedade civil, promovendo, por exemplo, a criação de parcerias entre os estabelecimentos de ensino e o tecido empresarial».

    E numa clara referência a uma recente proposta de Afonso Lobão: «... O que tem faltado aos responsáveis políticos de Valongo é precisamente ambição, na Câmara e agora também aos candidatos, que pedem, por exemplo, para Ermesinde uma mini-loja do cidadão: porquê mini? O problema é este: em Valongo, as pretensas lideranças pensam mini, reclamam mini e contentam-se com mini», concluiu.

    Por: AVE/CM

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].