Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Local


    Ecobrigadas de visita a Ermesinde

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Os engenheiros de Ambiente Miguel Tavares e Sara Guerreiro e a arquitecta Ana Dias, estiveram, no passado dia 15 de Junho no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, no âmbito de uma acção das Ecobrigadas, para divulgar diversos conselhos no sentido da poupança de energia e cuidados práticos relativos ao Ambiente.

    A acção, que é conduzida por activistas da Quercus, enquadrados num programa comunitário que conta com o financiamento dos governos da Islândia, Noruega e Liechtenstein, constará de várias sessões, realizadas em localidades disseminadas pelo país, tendo sido Ermesinde contemplada no quadro da Área Metropolitana.

    Miguel Tavares referiu o facto de 83% da energia consumida em Portugal ser importada, para frisar bem a importância económica do problema.

    Referiu-se depois à pouca eficiência na produção de energia e na necessidade de a melhorar e, finalmente, deu diversos conselhos aos consumidores, no sentido de incentivar uma prática mais consciente de consumo, usando aparelhagens e materiais de maior eficiência energética. Escolheu vários electrodomésticos e soluções de iluminação.

    De seguida falou a arquitecta Ana Dias, que falou de construção sustentável, referindo questões como a orientação solar, o isolamento térmico adequado ou a qualidade do ar.

    A apresentação dos activistas da Quercus deu lugar posteriormente a um período de questões colocadas pelo público, nas quais, além deo pedido de vários conselhos relativos a uma construção mais eficiente do ponto de vista energético, se destacaram as intervenções cépticas quanto aos procedimentos de certificação energética, não sendo claros, em muitos casos, que tais procedimentos sejam eficazes ou mesmo sujeitos a uma deontologia ou procedimentos éticos acima de qualquer suspeita.

    Os técnicos deixaram também informações sobre sítios na net onde procurar informação perinente.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].