Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    ÁREA DE PROJECTO – AMNISTIA INTERNACIONAL E PARLAMENTO JOVEM - A EXPERIÊNCIA DO 12ª H DA ESE

    Quando os próprios alunos dinamizam uma Educação para a Cidadania

    Foi uma experiência muito gratificante, desenvolvida ao longo do corrente ano lectivo, para este grupo de alunos do 12º H da Escola Secundária de Ermesinde, aquela que ele agora acabou de comemorar numa gala solene que foi realizada no passado dia 1 de Junho, segunda-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE).

    A experiência, desenvolvida na Área de Projecto – Activismo & Participação Cívica dos Jovens –, concretizou-se pela sua participação em actividades de divulgação e informação do trabalho da Amnistia Internacional (AI), com e na sua participação no projecto da Assembleia da República Parlamento dos Jovens, coordenados respectivamente pelas professoras Arminda Sousa – ela própria activista da AI – e Júlia Correia.

    O grupo de alunos – Benjamim Santos, Tatiana Inocêncio, Joana Pereira, Márcia Bártolo, Mariana Moutinho, Marisa Macedo, Pedro Pereira e Rute Cunha – aproveitou ainda esta cerimónia de encerramento do seu projecto para agradecer a ajuda de um grupo de professores da escola e ainda de algumas entidades exteriores, entre elas a JFE e “A Voz de Ermesinde”.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Sucedendo-se no palco para explicar o desenvolvimento do seu projecto ao longo do ano e os seus momentos altos – o que foi feito com a ajuda de meios audiovisuais – os alunos do grupo do 12º H que, na Área de Projecto levou a cabo a prossecução prática do tema “Activismo & Participação Cívica dos Jovens”, revelaram uma notável desenvoltura, praticamente comprovando a vertente da participação cívica que se propuseram desencadear, e encheram de orgulho os professores que mais de perto os acompanharam ao longo do ano na concretização do projecto e os seus familiares que enchiam, pelo menos metade do auditório.

    Américo Silva, tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde, chamado ao palco na sua qualidade de representante do presidente Artur Pais, que se encontrava ausente, sublinhou precisamente essa desenvoltura do grupo de jovens, manifestando a certeza de que substituiriam com vantagem muitos dos eleitos do universo político actual. A Junta de Freguesia, anfitriã desta cerimónia de encerramento e já antes solicitada para prestar o seu apoio, prontamente concedido, às actividades realizadas no âmbito das actividades do Projecto, foi uma das entidades a quem os jovens agradeceram a colaboração prestada, e que consideraram imprescindíveis para o levar a bom porto.

    Foto ESE/12ºH
    Foto ESE/12ºH
    Começando por se apresentar dois a dois, os alunos do grupo do 12º H evocaram o seu trabalho ao longo do ano, com destaque, por exemplo, para a comemoração do 60º Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, lembraram as palestras realizadas para o público fora da comunidade escolar, a exposição e venda de artigos realizada no pavilhão polivalente. Referiram a participação, em iniciativas levadas a cabo em Ermesinde, de destacados activistas da Amnistia Internacional, como por exemplo, Luís Braga, e agradeceram do fundo do coração o trabalho da professora Arminda Sousa, chamada ao palco para dar também o seu testemunho.

    A professora traçou um breve quadro do trabalho da Amnistia em contextos educativos formais, e salientou a importância de uma Educação para os Direitos Humanos, a Dignidade e a Amizade entre iguais.

    Os alunos prosseguiram a sua evocação do trabalho realizado, lembraram por exemplo a iniciativa “Trinta Direitos, Uma Marca, Um Compromisso”, lembraram, por exemplo, a sua passagem por uma palestra que realizaram na Escola Secundária da Maia, destinada a alunos mais jovens, lembraram por exemplo, a passagem de uma pessoa do grupo no III Campo de Estruturas da Amnistia Internacional, lembraram por exemplo, o trabalho desenvolvido na Semana Aberta da Escola Secundária de Ermesinde, referiram o debate sobre a pena de morte e referiram ainda o facto de a Amnistia não ter uma posição definida sobre a questão da eutanásia.

    Lembraram uma iniciativa para alunos do CENFIM, e muitos mais eventos que não nos é possível evocar aqui na sua totalidade.

    Testemunho importante foi entretanto dado pelo Sérgio, do 11º B, que se mostrou empenhado em prosseguir o trabalho do grupo escolar da Amnistia.

    Foto ESE/12ºH
    Foto ESE/12ºH
    Depois, Pedro Pereira e Mariana Moutinho contam a sua epopeia no Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembleia da República em que o grupo teve uma participação destacada.

    A professora Júlia Correia dá o seu testemunho, a um tempo singelo e eloquente. Mais ou menos: «... Trabalhámos juntos. Falhámos juntos. Construímos juntos...». E acrescenta que compete aos alunos que ficarem prolongar este espírito desafiador.

    No fim são chamados ao palco muitos dos professores que, por uma razão ou outra foram importantes neste percurso, além dos já referidos e com risco de uma ou outra omissão, por falha de memória: Ana Maria Cortez, António Curado, Maria José Rodrigues, David Cardoso, Helena Fonseca. E também o nosso jornal, uma distinção que muito nos honra, mas que é igualmente muito lisonjeira. Como disse o sempre presente e muito discreto professor David Cardoso: «é só a nossa obrigação».

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].