Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2009

    SECÇÃO: Local


    Cartas ao Director

    Com Ermesinde no coração

    MANIA DAS ALTURAS

    Foto JOÃO DIAS CARRILHO
    Foto JOÃO DIAS CARRILHO

    Toda a gente sabe que uma árvore é fonte de vida.

    São muitos aqueles que as sabem cuidar e o sítio ideal aonde as plantar. Mas infelizmente parece haver uma santa ignorância, dentro das cidades, dos responsáveis que deveriam perceber do que parecem desconhecer. Isto é: teimam em plantar árvores de grande porte em tudo o que é arruamento, no meio dos famigerados aglomerados de betão. E por norma são árvores de crescimento rápido. Depois vêm as podas assassinas, conforme a foto junto. Depois, mais os inconvenientes: as raízes a darem cabo dos passeios e a racharem muros; no subterrâneo a danificarem condutas; a taparem as vistas dos moradores; muito mais folhagem para as condutas pluviais, etc., etc..

    Não seria mais apropriado e inteligente optar por espécies mais harmoniosas e de crescimento lento? E depois podadas por quem as saiba podar e não o que se vê? Ou cortam demais por debaixo ou fica uma bola nas copas, mais parecem o rabicho do cão-de-água do presidente dos Estado Unidos!

    É uma dor de alma ver tanta árvore maltratada e com tantas espécies por que optar.

    Também podei muita árvore, pequenas e de grande porte, sei do que falo.

    Se compreendermos melhor estas maravilhosas companheiras todos ficaremos a ganhar.

    QUE DESPERDÍCIO!

    Foi a Rua 5 de Outubro asfaltada quando o seu piso estava em razoável estado de conservação. Agora estoiraram os passeios da Rua Rodrigues de Freitas, que em cerca de 90% estava em excelente estado de conservação, só para abrilhantarem com uns tijolitos amarelos e minicubitos de granito, agora muito em moda. Ah!... e as guias agora em granito de luxo. Quem manda lá terá as suas razões e nadará em muito dinheiro para gastar. Talvez que a população concedesse um melhor agradecimento na reparação de passeios e arruamentos que por aí estão em estado degradado. Pois... mas estes não ficam em zonas nobres e as eleições estão ao virar da esquina.

    ALVÍSSARAS

    Também o que de bom acontece deve ser notícia. Pois muito bem, em frente à farmácia na Rua 5 de Outubro foi colocado um lugar de estacionamento para viaturas de pessoas com deficiência; um grande aplauso e se repita onde são necessários. Pois... pena que já o vi ocupado por chicos espertos e sem moral.

    Aguardo que mesmo os poucos políciais que circulam na região ou, porque não?, os fiscais dos parcómetros tenham a caneta pesada para os prevaricadores: aqui os senhores fiscais seriam sempre mais úteis à comunidade do que andar a encher os bolsos ao dono da Parcomania.

    Por: João Dias Carrilho

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].