Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2009

    SECÇÃO: Cultura


    MAGIA E FANTASIA EMERGEM EM “AS AVENTURAS DO DRAGÃO NAPOLEÃO”

    Livro de Eugénia Martins apresentado na Escola D. António Ferreira Gomes

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Ambiente a um tempo informal e festivo assinalou o lançamento do livro “As Aventuras do Dragão Napoleão”, uma obra para crianças escrita por Eugénia Fátima Martins, ilustrada por Idalina Dionísio e dada à estampa pela editora “Lugar da Palavra”.

    O cenário da apresentação não podia ter sido mais apropriado, a biblioteca da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, instituição onde as autoras dedicam o seu tempo a actividades lectivas, a primeira como professora de Português e Francês e a segunda de Educação Visual.

    Muito público, constituído sobretudo por amigos e colegas das autoras, alunos e respectivos pais guarneceram literalmente a sala. O silêncio que é habitualmente a regra naquele espaço de leituras deu lugar ao acto social e a coloquiais trocas de opiniões.

    Na mesa, para apresentação da obra, encontravam-se Carlos Pinheiro, Prémio de Mérito Inovação 2008 e professor de História, formador de professores e impulsionador da biblioteca digital. Ao seu lado, João Carlos Brito, licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas Modernas e professor na Escola Secundária de Gondomar.

    ESCREVER

    É UM ACTO

    EXIGENTE

    foto

    No centro das atenções Eugénia Fátima Martins e Idalina Dionísio, as obreiras que deram corpo às “Aventuras do Dragão Napoleão” estavam ainda acompanhadas de Maria Teresa Maia, coordenadora da Biblioteca da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, que apresentou os membros da mesa e ainda Graça Carneiro, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes.

    Em representação do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Valongo, Fernanda Jantaradas e Fernanda Afonso completaram o leque de convidados bem como Artur Pais, presidente da Junta de Freguesia que apoiou a edição de uma obra que privilegia a imaginação, a fantasia, a alegria e o humor.

    Tanto Carlos Pinheiro, como João Carlos Brito enalteceram, de resto, essa faceta do livro, sendo unânimes em afirmar que é preciso ter em conta que escrever para crianças é um acto difícil, em alguns casos bem mais difícil do que escrever para adultos.

    «Não escreve para crianças quem quer mas sim quem sabe colocar-se ao lado delas. Escrever para crianças é como um acto de magia, é criar fantasia e isso é exigente. Tão exigente como o foram as autoras que não se pouparam a trabalhos constantes de revisão dos textos e das ilustrações”, afirmaram.

    SINOPSE DA OBRA

    foto

    Para além da parte lúdica contida em “As aventuras do Dragão Napoleão” há na escrita de Eugénia Martins a preocupação de transmitir aos pequenos leitores os valores morais e cívicos, dando primazia à amizade, à solidariedade, ao amor, à coragem e ao cumprimento dos deveres em detrimento do materialismo, do egoísmo e da maldade que, aqui, são sempre condenados.

    Estes dois aspectos, inter-ligados, traduzem-se em entretenimento e aprendizagem o que, no entender da autora é fundamental em qualquer obra infanto-juvenil.

    Em relação à linguagem, Eugénia Martins procurou a simplicidade como forma adequada a uma faixa etária que abrange os primeiro e segundo ciclos. No entanto, aparecem, propositadamente, algumas palavras mais complexas com vista ao enriquecimento vocabular que deve começar na mais tenra idade. Pretende a autora com isso explorar o sentido das palavras ao mesmo tempo que a história é lida ou contada.

    Por: Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].