Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Biblioteca da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes foi formalmente inaugurada

    Em cerimónia que decorreu no passado dia 22 de Maio, foi inaugurada formalmente, com a presença de Carla Tavares, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e Teresa Calçada, coordenadora do Gabinete da RBE, a Biblioteca da Escola D. António Ferreira Gomes. Na mesa de honra da cerimónia estiveram ainda a presidente do Conselho Executivo da escola, Graça Carneiro, e a responsável pela biblioteca, Teresa Maia.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Após uma bem sucedida candidatura à RBE, a Escola EB2,3 D. António Ferreira Gomes inaugurou a sua requalificada biblioteca, que beneficiou neste processo de verbas para a transformação do espaço, equipamento e apoio logístico.

    A candidatura agora aprovada foi instruída ainda sob a coordenação da anterior coordenadora da biblioteca, a professora Luísa Quadrado e está agora nas mãos da sua sucessora, Teresa Maia, a sua dinamizção e coordenação de projectos, com o apoio de uma pequena equipa de professores.

    Na cerimónia de inauguração foram apresentados um e-book (livro electrónico) do Agrupamento, contando com o trabalho desenvolvido nas várias escolas. Os alunos do 1º Ciclo tiveram que escolher e trabalhar sobre uma história que eles próprios seleccionaram, enquanto os mais velhinhos, da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, por sua vez, tiveram que escolher e apresentar um livro.

    Todo esse material foi recolhido e irá estar disponível online, no site da biblioteca.

    A apresentação do catálogo (provisório) da biblioteca, e uma intervenção musical foram outros momentos marcantes da cerimónia inaugural.

    O projecto da biblioteca está também a desenvolver uma base de dados do acervo existente, que irá permitir a sua consulta na net, mas o projecto da biblioteca não se esgota fisicamente na escola, pois o que se pretende é fazer avançar um projecto integrado de bibliotecas do agrupamento vertical, incluindo as futuras bibliotecas das escolas do I Ciclo, da Gandra, Bela e Sampaio, para as quais foram igualmente apresentadas candidaturas à RBE.

    No final, será possível requisitar um livro que fisicamente se encontre depositado numa outra escola do agrupamento.

    A presidente Graça Carneiro e a coordenadora Teresa Maia explicaram à nossa reportagem como se tem desenvolvido o projecto desde a desão à RBE iniciada no ano anterior.

    Para já, e do ponto de vista concreto, a escola (ou melhor, a sua biblioteca) beneficiaram de uma requalificação ao nível da pintura, mobiliário, remodelação da rede eléctrica (em que antes eram frequentes as falhas), e software de catalogação.

    Uma verba destinada à aquisição de livros está também no horizonte próximo da escola.

    Encontros com escritores, enquadradas nas iniciativas do Plano Nacional de Leitura têm vindo a animar o espaço, de que é exemplo a recente passagem pela escola de Rui Grácio (“Vidas de Gato”, “O Afinador de Palavras”, da Pé de Página).

    Com os alunos tem-se vindo a desenvolver um trabalho na área da literacia da informação, permitindo aos jovens alunos adquirir competências, por exemplo, na selecção de conteúdos na internet.

    De qualquer modo os alunos das escolas do 1º Ciclo do agrupamento, acompanhados dos seus professores, já vêm visitar a biblioteca da EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, ganhando assim uma maior familiaridade com a escola que virão posteriormente a frequentar.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].