Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Lançado FreeBSD 7.2

    O FreeBSD lançou a sua nova versão, 7.2. Entre as novidades, destacam-se: suporte a uso completamente transparente de superpages para memória de aplicação, suporte para múltiplos endereços IPv4 e IPv6 para jails, csup, agora suporta CVSMode para baixar um repositório CVS completo, Gnome actualizado para a versão 2.26 e KDE para a versão 4.2.2; sparc64 agora suporta processadores UltraSparc-III.

    Fontes: http://www.freebsd.org/releases/7.2R/announce.html e http://www.osnews.com/story/21427/FreeBSD_7_2_Released

    Lançado NetBSD 5.0

    O projecto NetBSD lançou a versão 5.0 de seu sistema operativo BSD. O NetBSD é um sistema operativo altamente portável, a segunda implementação open-source do BSD (depois do 386BSD). Naturalmente, a versão 5.0 vem cheia de melhorias.

    A área com mais novidades foi a de multiprocessamento simétrico no NetBSD 5.0 (SMP). O NetBSD 5.0 conta com grande melhoria em performance e escalabilidade em multiprocessadores modernos e sistemas multinúcleo. Aplicações multithread podem agora efectivamente fazer uso de mais de uma CPU ou núcleo, e a performance do sistema é muito melhor sob carga de I/O e rede.

    Estas melhorias foram possíveis graças à reescrita ou auditoria de quase todo o aspecto principal do sistema, tais como: reescrita do subsistema de threading, baseado num modelo 1:1, novas primitivas de sincronização no kernel, preempção, agendador de tarefas reescrito, conjuntos de processadores, etc.. Quase todos os subsistemas do núcleo do kernel, como memória virtual, alocadores de memória, frameworks para os principais sistemas de arquivos, e outros, foram auditados e melhorados para fazer uso de algoritmos altamente concorrentes.

    Fontes: http://www.netbsd.org/releases/formal-5/NetBSD-5.0.html e http://www.osnews.com/story/21[...]_Brings_Major_SMP_Improvements

    Ubuntu 9.04 com Circular-Application-Menu

    Foi lançada uma nova proposta de menu para o Gnome Desktop chamada Circular Application Menu ou CAM. Um menu radial que se expande em sub menus. A sua navegação pode ser feita com o rato ou as teclas Page Up, Page Down, Home e End.

    Fontes: http://www.getdeb.net e http://www.youtube.com/watch?v[...]24kTE&feature=channel_page

    Fedora 11 Preview disponível para download

    O Projecto Fedora disponibilizou para download a versão Preview do Fedora 11 – Leonidas, disponível em LiveCDs, CDs de Instalacão e DVD.

    Fontes: http://fedoraproject.org/wiki/Releases/11/FeatureList, e http://www.projetofedora.org/fedora11_preview_release

     

    Outras Notícias

    · Introdução ao Scribus (1)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].