Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2009

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    As emoções finais da Superliga Bilharsinde...

    Fotos CONTINENTE/VALONGO
    Fotos CONTINENTE/VALONGO
    Terminou a 2ª edição da Superliga Bilharsinde (SB), tendo a fase final da competição sido realizada – conforme adiantámos na edição passada – no Continente de Valongo, entre 8 e 10 de Maio passados. Foram três dias preenchidos com muitos e bons jogos de bilhar, presenciados por um elevado número de público que se deslocou à citada superfície comercial.

    Assim, no primeiro dia do certame a organização brindou o público com um torneio disputado por alguns dos actuais melhores intérpretes da modalidade do nosso país. Realizado pelo sistema de 16 KO Directo, a prova foi ganha por Ivo Dias (atleta pertencente ao Clube Bilhar Australias) que na final bateu por 4-1 Bruno Fumega (do Clube Bilhar Paparugui).

    No segundo dia de competição decorreu a fase final da competição individual da SB, tendo o 1º lugar sido conquistado por Manuel Santos, do Voxx Club Bilhar/Amigos, o qual na final derrotou por 4-2 Jorge Ribeiro, atleta proveniente do Café Santo António. De referir que o vencedor da edição passada, Fernando Moutinho, ficou com o 3º lugar desta SB 2008/09. Curioso foi que dos quatro semi-finalistas da competição individual, três eram oriundos do conjunto do Voxx Club Bilhar/Amigos.

    E no derradeiro dia do evento ficaram conhecidos os campeões das 1ª e 2ª divisões da SB após a realização de uma autêntica maratona de emocionantes partidas. No escalão maior o título ficou na posse de umas das equipas do organizador da SB – o Voxx Caffé –, mais concretamente o Voxx Club Bilhar/Amigos. Para colocar as mãos no troféu mais desejado, a equipa do Voxx eliminou nos quartos-de-final o Clube Bilhar “O Sonho”, nas meias-finais o Flamingo/Bar do Pavilhão, e na grande final venceu por 9-8 o G.D. S. Sebastião. Os campeões de 2007/08, o Clube Bilhar Salão Filipe ficaram na 3ª posição, depois de lhes ser atribuída uma vitória por 9-0 na secretaria, pelo facto de o seu adversário no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, o Flamingo/Bar do Pavilhão, se ter recusado a marcar presença numa das mesas para desempatar um jogo que se encontrava com o resultado de 6-6.

    Na 2ª divisão, o triunfo final sorriu à equipa do Okey Bilhar, conjunto oriundo de Águas Santas, que bateu na final o Clube Bilhar Piri-Piri por 9-6. Até chegar ao jogo decisivo, os jogadores do Okey Bilhar ultrapassaram “O Sonho” Clube Bilhar e o Voxx Club Bilhar/S. Morgado. Tal como nas competições individual e da 1ª Divisão, os vencedores da 2ª Divisão da SB da época transacta, o Café Santo António, ficaram com a 3a posição.

    foto
    Após esta fase final, decorreu na noite do dia 10 a cerimónia da entrega de prémios, na qual marcaram presença, entre outros, os presidentes da Câmara de Valongo e da Federação Portuguesa de Bilhar, respectivamente Fernando Melo e José Alberto.

    Ao nosso jornal o mentor e grande dinamizador da competição, Adolfo Pinto (do Voxx Caffé) traçou um quadro com pontos positivos e negativos da edição desta temporada. Aspestos positivos desde logo: a competitividade evidenciada em todas as provas, bem como a camaradagem visível entre todos os intervenientes. Quanto a aspectos negativos: a falta de fair-play de alguns atletas, por palavras impróprias proferidas durante alguns jogos. Pela já referida falta de comparência na partida de atribuição dos 3º e 4º lugares, o conjunto do Flamingo/Bar do Pavilhão mereceu igualmente um “cartão vermelho” por parte da organização.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].