Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    Servidor Samba: o que é (2)

    O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). Este artigo faz uma abordagem introdutória ao Samba, mostrando as suas principais características e um pouco da sua história.

    foto
    Abaixo segue um exemplo de um arquivo smb.conf com uma configuração bastante simples, pois serve apenas para explicar a estrutura do arquivo. Os seus parâmetros são explicados em seguida. A numeração no início das linhas não é usada no arquivo e foi inserida pelo InfoWester apenas para facilitar a localização dos parâmetros:

    1 [global]

    2 # nome do servidor de arquivos

    3 netbios name = infowester

    4 # nome do grupo de trabalho ou do domínio

    5 workgroup = iw

    6 server string = Servidor Samba

    7 security = user

    8 [rede]

    9 # diretório compartilhado

    10 path = /iw/artigos

    11 public = yes

    12 browseable = yes

    13 writable = no

    Explicando:

    - As linhas 1 e 8 contêm os nomes das secções;

    - As linhas 2, 4 e 9 são comentários. Você pode inserir o texto que quiser nelas e o Samba irá ignorá-las. Os comentários são usados para documentar funcionalidades ou fazer observações. Esse recurso também pode ser inserido no final de qualquer outra linha, bastando inserir o símbolo # antes do comentário;

    - A linha 3 - netbios name - contém o nome NetBIOS do servidor Samba;

    - A linha 5 - workgroup - recebe o nome do grupo de trabalho ou do domínio no qual o servidor Samba faz parte;

    - A linha 6 - server string - é uma identificação que o servidor Samba envia aos demais computadores da rede;

    - A linha 7 - security - contém o nível de acesso e pode receber vários "sub-parâmetros". Neste caso, user indica que para acessar o servidor é necessário que o utilizador faça uso de uma conta no Linux que, por sua vez, também deve ser usada no Windows;

    - A linha 10 - path - indica qual o directório compartilhado, se for esse o caso;

    - A linha 11 - public - permite o acesso ao diretório sem a necessidade de senha (se preenchido com "yes");

    - A linha 12 - browseable - informa se o diretório é visível ou não. Se não for, mesmo assim é possível acessá-lo;

    - A linha 13 - writable - se tiver o termo "no", indica que o usuário apenas pode ler o conteúdo do diretório compartilhado, mas não pode alterá-lo.

    Swat

    O Samba pode ser configurado através de interfaces gráficas. Muitos administradores de rede consideram esse meio mais eficiente do que editar o arquivo smb.conf através de um editor de textos. O Swat é o meio mais usado para isso. Trata-se de uma ferramenta que permite a configuração do Samba através de navegadores de internet, facilitando, inclusive, o acesso remoto ao arquivo de configuração.

    Para instalá-lo, você pode verificar se seu pacote de instalação está no CD de sua distribuição. Se tiver um sistema (baseado no) Debian, pode-se usar o seguinte comando para procurá-lo:

    apt-cache search swat

    Também é possível procurá-lo em sites como o www.rpmfind.net (para arquivos no formato RPM). Neste caso, usa-se o seguinte comando depois de baixar o pacote:

    rpm -ivh swat-3.0.10-1.i386.rpm

    Obviamente, você deve informar o nome do pacote depois de -ivh. No exemplo deste texto o nome é swat-3.0.10-1.i386.rpm.

    Concluída a instalação, o acesso ao Samba pelo Swat é feito através do nome ou do IP do servidor seguido da porta 901, como mostra o exemplo abaixo:

    http://192.168.10.10:901

    A imagem a seguir mostra uma tela do Swat.

    Finalizando

    O servidor Samba é um software poderoso e bastante eficiente. Alguns especialistas no assunto até o consideram mais seguro e confiável que as soluções baseadas no Windows. Sua compreensão não é difícil, mas requer um certo tempo de aprendizado, pois sua configuração é bastante abrangente para atender os mais diversos tipos de necessidade.

    Como as possibilidades de configuração do arquivo smb.conf é muito extensa para esse artigo de introdução, pode-se obter mais detalhes nos seguintes endereços:

    focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-s-samba.htm 1

    us1.samba.org/samba/docs/man/Samba-HOWTO-Collection 1

    (material oficial e em inglês)

    Documentação é algo que não falta ao Samba. Além dos vários materiais disponíveis na internet, ainda é possível contar com a ajuda de outros usuários, através de fóruns, listas de discussão e sites especializados. De qualquer forma, o site oficial do Samba é um bom começo e uma fonte segura para futuras consultas.

    1 Acessos feito em 09/2005.

    Por: Emerson Alecrim*

    * http://www.infowester.com

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].