Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Debian suporta kernel do FreeBSD

    O Debian está cada vez mais perto de se tornar o sistema operativo universal, adicionando o suporte ao kernel do FreeBSD. O suporte está disponível por enquanto apenas na versão instável do Debian. Isso não significa que o projecto Debian esteja a largar o kernel do Linux, mas os utilizadores vão poder seleccionar o kernel desejarem instalar. Isso faz do Debian a primeira distribuição, e provavelmente o primeiro sistema operativo a suportar dois diferentes kernels ao mesmo tempo.

    Fonte: http://www.debian.org/ports/kfreebsd-gnu/

    Nftables – o novo firewall do Linux

    Tal como ocorreu no passado com ipfwadm e ipchains, agora toca ao iptables ir--se preparando para acabar no baú de memórias. O grupo encarregado do Netfilter publicou uma versão preliminar do que previsivelmente será o seu sucessor: nftables. A nova ferramenta é mais adaptável, tem uma sintaxe mais simples e permite executar mais de uma acção por linha. O nftables é formado por três componentes: a implementação no kernel, a biblioteca de comunicação (libnl) e o frontend. O desenvolvimento do zero foi necessário, já que cada vez estavam sendo incluídas mais extensões ao netfilter que se tornavam difíceis de manejar para quem administrava os sistemas.

    Fontes: http://lwn.net/Articles/324251/ e http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/09/04/06/117240.shtml

    Lançado o Omnia XP 1.0

    Foi lançado para testes o Omnia XP 1.0, uma remasterização da distribuição Debian Lenny 5.0, que suporta um total de 12 arquitecturas, com ambiente gráfico semelhante ao MS Windows XP. Vem com o Broffice 2.4, Iceweasel(Firefox)3.06 e o Emesene (MSN). Esta versão roda através de live-cd e tem uma opção para instalação em disco rigido. Recomenda-se testar o Omnia utilizando uma máquina virtual como o Virtual Box http://www.virtualbox.org/, por se tratar de um sistema em teste do qual ainda é necessário vários ajustes.

    Fonte: http://omnia.guinux.com.br/viewtopic.php?f=9&t=22

    Enorme doação alemã marca a evolução da Wikipedia

    Em Dezembro anunciou-se o acordo do Arquivo Federal Germânico, encorajada pela Wikipedia Alemã, a doar 100 000 imagens à Wikimedia sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike, a maior doação de imagens na história do movimento pela cultura livre. Agora a Wikimedia alemã está prestes a atingir acordo similar com o Estado Saxão e a Biblioteca Universitária, que vão doar 250 000 imagens à Wikipedia sob uma idêntica licença.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/

     

    Outras Notícias

    · Servidor Samba: o que é (1)

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].