Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Ágorarte levou poesia às escolas...

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Escola do 1º Ciclo da Pícua é um dos bons exemplos de modernidade e de metodologia educativa. Acabada de construir há cerca de três anos, o edifício, de linhas sóbrias e com um bom aproveitamento interior de luz natural, é frequentada por quase centena e meia de crianças. Integrados no contexto educativo, incluem-se nessa população, nove jovens portadores de multideficências que são acompanhados em permanência pelo corpo docente e pelas auxiliares de acção educativa.

    A semana de leitura é um dos exemplos pedagógicos estimulantes. Durante essa semana, que decorreu de 16 a 20 de Março, foi bem perceptível a intenção de despertar o gosto pela leitura e pela escrita, como também o de espevitar a curiosidade pelos livros.

    A associação cultural Ágorarte, sedeada em Ermesinde, deu uma ajuda ao fazer deslocar, a convite da escola, alguns dos seus membros para dedicarem um dia à leitura de contos e de poemas para crianças. Houve até a oportunidade de teatralizar uma pequena história musicada e interpretada por sete crianças e ensaiada momentos antes.

    A experiência resultou bem, a avaliar pela visível concentração e claro interesse das crianças. Houve até alguns momentos de interessante interactividade como aquele em que um aluno do 3º C, para além de se considerar um amante de poesia, muito nos surpreendeu também, ao afirmar-se leitor de Camilo Pessanha.

    Colaboraram nesta acção, as professoras Helena Santos, coordenadora responsável da unidade de multideficientes, Carla do Lago, Isabel Sarmento e ainda o professor Fernando Araújo.

    INSTRUMENTO

    DE QUALIFICAÇÃO

    A Ágorarte foi também chamada a participar na celebração do Dia Mundial da Poesia organizada em 20 de Março pela Escola EB 2,3 do Agrupamento de S. Lourenço.

    Foram vários os momentos dedicados à poesia, mas também ao teatro, à música e à dança, protagonizados por alunos, pais e professores.

    Finalmente, na Escola Secundária de Ermesinde recordou-se a importância da poesia como factor estético e como instrumento de formação e qualificação humana. Aqui foram várias as acções evocativas do Dia Mundial da Poesia que culminaram no dia 23 de Março com um encontro na biblioteca da escola. Esta sessão, activamente participada por alunos e professores, contou uma vez mais com a colaboração de elementos da Ágorarte, que repetiram a leitura de textos poéticos.

    Por: Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].