A memória do rato
Whitix aproveita ideia do Gobolinux
A versão 0.2a do Whitix, um sistema operativo não baseado em Linux, acaba de ser lançada. Dentre as características citadas como interessantes no Whitix está o layout intuitivo para o sistema de arquivos: /bin e /etc foram substituídos por /Applications e /System/Registry, por exemplo.
Tal ideia de layout foi introduzida há alguns anos atrás pelos desenvolvedores do Gobolinux, criado no Brasil.
Fontes: http://www.gobolinux.org, http://osnews.com/story/20960/Whitix_0_2a_Released e http://www.noticiaslinux.com.br/buscar.php?q=gobolinux
BeOS ressuscita através do Haiku
O lendário sistema operativo BeOS não teve a aceitação que merecia, mas o que ficou daquele projecto foi o início do Haiku, um sistema operativo que já pode ser testado e que esconde algumas surpresas. Ainda que não esteja pronto para o utilizador final, o progresso do projecto já surpreende.
Já existem imagens para VMWare disponíveis para quem quiser testá-lo.
Fonte: http://www.haiku-os.org/downloads
Novidades nas traduções do Ubuntu Jaunty Jackalope
As traduções do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope estão a andar bem, esperando-se que a próxima versão do Ubuntu seja a 100% na Língua Portuguesa, se possível! Apesar do que já foi feito, ainda há muito a fazer, a versão portuguesa está em terceiro lugar nas traduções mundiais, mas quando o Jaunty foi disponibilizado para tradução estava em quinto.
Fonte: http://andregondim.eti.br/?p=756
Cuba adopta software livre por razões de soberania
Cuba acaba de lançar a sua variante do sistema operativo de fonte aberta Linux, o passo mais firme da ilha até agora para voltar as costas ao Windows, por motivos de soberania tecnológica e segurança nacional. O "Nova" é uma alternativa ao sistema operativo da gigante do software Microsoft, que as autoridades da ilha consideram como pouco confiável.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3509809-EI4801,00.html
Debian pede hardware
O projecto Debian está a pedir doações de hardware para que possam ser implementados novos serviços que necessitam de hardware bastante potentes: snapshot e arquivamento de dados.
Ambos os serviços consomem grande quantidade de dados e portanto requerem uma máquina com um array de discos que possa provar 10 terabytes de espaço, inicialmente, com a possibilidade de ser facilmente extendido.
Fonte: http://www.debian.org/News/2009/20090208
|