Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2008

    SECÇÃO: Destaque


    “Eu Não Sou Cúmplice”

    Campanha "Eu Não Sou Cúmplice" da UMAR dirigida aos homens homenageou vítimas de homicídio no Distrito do Porto numa acção de rua com motards Porto Chapter.

    2008 tem sido um ano negro da violência doméstica em Portugal. Homicídios e tentativas de homicídio ultrapassam os números dos últimos 5 anos. Foram 43 as mulheres assassinadas, 5 vítimas mortais associadas e 64 tentativas de homicídio. O Distrito do Porto lidera esta negra estatística. Apesar de toda a consciencialização social, os dados apontam para um agravamento do problema. Urge, pois, enfrentá-lo com respostas mais eficazes. Neste sentido, a UMAR lançou, no dia 22 de Novembro, uma campanha dirigida aos homens para que estes se solidarizarem com as vítimas de violência, retirarem o apoio aos agressores e se demarcarem publicamente dos seus actos. Prestando uma homenagem simbólica a mulheres vítimas de homicídio no Distrito do Porto, numa acção de rua com motards da associação Porto Chapter, fez um percurso desde o Centro de Atendimento da UMAR, na Rua do Paraíso, seguindo para Ermesinde, Nogueira da Maia, Jovim e S. Roque da Lameira. Em cada local foi deixada uma placa com o nome da vítima para lembrar e apelar à consciência social e às comunidades locais.

    A campanha "Eu Não Sou Cúmplice" tem o objectivo de mobilizar as energias masculinas para esta batalha dos direitos humanos que está longe de estar ganha. De apelar aos homens que repudiem toda e qualquer violência contra as mulheres, comprometendo-se na consciencialização e intervenção social da sociedade para a igualdade de género e promoção de uma cultura de não violência; que não sejam cúmplices e testemunhas passivas da violência contra as mulheres, faça-se ouvir. A campanha inclui um apelo à assinatura de uma petição on line, disponível no site: http://eunaosoucumplice.wordpress.com/campanha-eu-nao-sou-cumplice/.

    Este site da Campanha "Eu Não Sou Cúmplice", constituiu mais uma iniciativa da UMAR, como apelo aos homens pelo comprometimento na luta contra a violência sobre as mulheres. Campanha de um ano, com diversas iniciativas associadas e a petição online, onde figuram nomes de homens que assumem publicamente o seu comprometimento no combate à violência contra as mulheres.

    Não deixe de dar o seu contributo!

    Iniciativa associada à campanha brasileira "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres". Sugestões ou questões contactar: [email protected]

    Mais informações sobre o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR podem ser consultadas no site: http://www.umarfeminismos.org/observatorioviol/estatisticas2008.html.

    Por: UMAR

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].