Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2008

    SECÇÃO: Desporto


    BILHAR

    Superliga Bilharsinde 2008/09 deu as primeiras tacadas

    Foto ADOLFO PINTO
    Foto ADOLFO PINTO
    Já foram dadas as primeiras tacadas da edição 2008/09 da Superliga Bilharsinde (SB). A jornada inaugural da competição organizada pelo Voxx Caffé (de Ermesinde) decorreu na noite do passado dia 22 de Setembro, tendo registado desde logo alguns resultados surpreendentes. Um claro sinal de que esta segunda edição da prova vai ser, à semelhança da primeira, farta em emoções, surpresas – claro está –, e suspanse até ao seu final.

    Começando pela Série A, um dos destaques vai para a expressiva vitória alcançada fora de portas pelo estreante G.D. S. Sebastião (conjunto oriundo de Leça do Balio), diante do Salão Europa/Maia, por 11-5. Equipa maiata que, recorde-se, andou na temporada passada até à última jornada da 1ª fase da competição a lutar pela presença na fase final da 1ª Divisão, objectivo que, no entanto, não seria alcançado por uma unha negra. De destacar ainda, este pela negativa, o empate caseiro (8-8) que os campeões em título da 1ª Divisão da SB, o conjunto do Clube Bilhar Salão Filipe, registaram perante os “novatos” do Ritual Caffé. Não parecem existir dúvidas de que os grandes vencedores da SB da passada temporada estão a ter um começo de época para esquecer, pois recordemosque poucos dias antes do arranque da competição desta época a equipa matosinhense havia perdido a Supertaça Bilharsinde para o Café Santo António.

    Curioso é o facto de na tacada de saída da SB 2008/09 apenas uma equipa ter aproveitado o factor casa para levar a melhor sobre o seu oponente, mais precisamente o Salão Novobelix que bateu a A.R. Rio Tinto por 9-7. De resto registaram-se três triunfos forasteiros e dois empates.

    Pela vitória expressiva averbada, o G.D. S. Sebastião tem o privilégio de ser o primeiro líder desta série na nova época.

    Na Série B as vitórias registadas fora de casa também estiveram em maioria, embora o grande destaque vai para uma vitória caseira. Triunfo que merece o tal destaque pelos números com que terminou, nada mais nada menos do que um 13-3, o resultado mais “gordo” da 1ª jornada de ambas as séries. O feito pertenceu ao conjunto do Bar do Pavilhão/Flamingo (na imagem) que bateu outra equipa estreante nestas andanças, o Café S. Brás.

    No confronto entre duas das quatro equipas que os organizadores da competição colocam em acção é de sublinhar a vitória do Voxx Club Bilhar/Team sobre os vice-campeões da 1ª Divisão da SB da temporada transacta, o Voxx Club Bilhar/Bessa, por 10-6.

    Os recém-vencedores da Supertaça Bilharsinde, o Café Santo António, também entraram com o pé esquerdo na prova, uma vez que saíram do salão do Clube Bilhar “O Sonho” derrotados por 7-9.

    A terminar fazemos uma pequena rectificação em relação a uma informação avançada na nossa edição número 808, quando explicámos as formas de apuramento para a fase final da competição. Contrariamente ao que havíamos dito, nem todas as equipas que fiquem do 5º lugar para baixo terão presença garantida na fase final da 2ª Divisão, mas sim e apenas as que se posicionem nos 5º, 6º, 7º e 8º lugar de cada série. As que se classificarem nas posições abaixo das atrás referidas terminarão a sua aventura na SB. Recapitulando as regras de apuramento para a fase final, é de informar então que os quatro primeiros de cada série disputarão a 1ª Divisão, ao passo que os 5º, 6º, 7º e 8º irão participar na 2ª Divisão. Os outros terão de esperar para o ano e tentarem de novo a sua sorte.

    Nota: Todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados no link "resultados desportivos" da nossa edição on-line.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].