Alertas da polícia
Imagine que vai retirar o carro que deixou estacionado.
Abre a porta, entra, tranca as portas, liga o motor e põe a marcha - atrás. É o que sempre faz! Olha para trás pelo retrovisor e vê uma grande folha de papel no vidro traseiro.
Então, põe o carro em ponto morto, abre a porta e sai do carro para retirar o papel (ou outra coisa) que lhe retire a visibilidade.
Quando chega à parte posterior, aparece o ladrão não se sabe de onde, entra e leva-lhe o carro – o motor está ligado, a pasta e a carteira estão dentro do carro.
Esta é uma nova modalidade de roubo.
Se vir um papel no retrovisor, não saia do carro!
Siga, e retire o papel noutro local.
O GOLPE DO TELEFONE
Ligam para a sua casa, empresa ou telemóvel, dizendo que é do Departamento Técnico da empresa telefónica local, ou da empresa que trabalha para a mesma.
Perguntam se o seu telefone dispõe de marcação por 'tons'.
A marcação de um telefone pode ser por impulsos (pulse), ou por tons (tone). Hoje em dia, todos os telemóveis dispõem da marcação por tons, o mesmo acontecendo com a maioria dos telefones fixos.
Com o pretexto de que estão a testar o seu telefone, pedem-lhe para discar 90#.
Uma vez executada esta operação, a pessoa informa que não há nenhum problema com o seu telefone, agradece a colaboração e desliga.
Terminado este procedimento, você acaba de habilitar sua linha telefónica como receptora a quem lhe acabou de lhe telefonar; isto chama-se 'Clonagem', ou seja, uma copia fiel da sua linha telefónica.
Daí em diante, todas as ligações feitas por aquela pessoa que lhe telefonou inicialmente, serão debitadas na sua conta de telefone.
Atenção:
Isto está a ocorrer com telefones fixos e com telemóveis. Nunca digite 90 # no seu telefone.
Até agora as companhias telefónicas não sabem como parar, detectar ou evitar esta fraude.
Por: Faria de Almeida
|