Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2008

    SECÇÃO: Local


    "A Escola Vai ao Hospital"

    A nossa marca na comunidade

    Foto PROJECTO EVH
    Foto PROJECTO EVH
    O projecto intitulado "A Escola Vai ao Hospital" foi desenvolvido pelas alunas Ana Silva, Bárbara Fernandes, Daniela Torres, Diana Correia e Rita Ribeiro, da Escola Secundária de Ermesinde, da turma B do 12º Ano, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

    Com este projecto, as alunas pretendiam abrir a escola à comunidade; desenvolver a sua capacidade altruísta; aprofundar o seu carácter dinâmico e desenvolver a sua responsabilidade e dedicação.

    O já referido projecto foi levado a cabo no Hospital de Santo Tirso, uma vez que esta foi a primeira instituição a responder ao apelo enviado pelas alunas. As alunas deram ainda preferência a instituições de menores dimensões e, de certa forma, carenciados neste tipo de projectos, já que pretendiam ser as primeiras a implantar este tipo de iniciativas.

    PINTURAS, FANTOCHES

    E OUTRAS ACTIVIDADES

    Ao longo das visitas ao hospital, foram realizadas diversas actividades com as crianças hospitalizadas, nomeadamente jogos didácticos, pinturas, actividades de leitura, bem como a encenação de um teatro de fantoches. Ainda no âmbito das tarefas concretizadas pelas alunas, salienta-se ainda a remodelação de um "teatro de fantoches", o qual serviu de cenário à peça supra-mencionada.

    Após criarem um símbolo tradutor de um dos objectivos do projecto, o grupo produziu toda uma série de pins, porta-chaves e travessões em forma de mãos (a mão que os elementos do grupo iriam dar às crianças hospitalizadas), a fim de angariarem fundos para suportarem o projecto. Foi com parte deste dinheiro que foram comprados alguns materais, os quais foram levados para o hospital. Também foram realizadas duas colectas de livros entre a comunidade, de modo a obter mais materiais.  

    Contudo, nem tudo foi fácil! O silêncio das instituições contactadas, a falta de crianças hospitalizadas e a distância a que as alunas se encontravam do Hospital, dificultou toda a concretização deste projecto.

    Apesar de todos os obstáculos encontrados pelo caminho, o balanço final é bastante positivo, pois a adesão das crianças foi excelente, o que facilitou todo o trabalho.

    Dado o sucesso deste projecto, as alunas sentiram a evolução que tiveram como pessoas ao longo do tempo, razão pela qual decidiram participar no "Festival Anual Artístico e Científico" na Universidade Católica Portuguesa, para que a comunidade pudesse conhecer a panóplia de sensações e benefícios que este tipo de projectos traz para os jovens.

    Assim, resta-nos esperar a continuidade da realização de projectos desta estirpe nas mais diversas escolas e instituições.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].