Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2008

    SECÇÃO: Destaque


    Foi inaugurada a primeira de dez novas escolas no concelho

    O presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo, inaugurou na manhã do passado dia 29 de Abril, a nova Escola EB1/JI de Valongo, ainda sem nome atribuído, a primeiro de um conjunto de dez novas escolas a construir no concelho, a que se juntará ainda um conjunto de intervenções de requalificação em mais 22 escolas.

    Todo este investimento no parque escolar do concelho só foi possível no quadro dos apoios possibilitados pelo novo QREN. O investimento global no parque escolar rondará, segundo o autarca, os 20 milhões de euros.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, deu início público ao programa de investimentos no parque escolar do concelho, de acordo com as recomendações da Carta Educativa, e com um forte auxílio do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), inaugurando a nova escola EB1/JI de Valongo, em cerimónia que teve lugar na manhã do passado dia 29 de Abril.

    O autarca indicou, na cerimónia de inauguração, que a escola ainda não tinha nome, o que deverá ser posteriormente definido com a DREN, embora Fernando Melo privilegie um nome com referências históricas ou culturais.

    No seu discurso inaugural o autarca apresentou a escola – oito salas de aula, dois jardins de infância, uma sala de professores, uma sala de pais, um refeitório, sala de repouso, sala de recursos, recreio coberto, posto médico polivalente. Depois os presentes tiveram ocasião de a visitar e constatar a funcionalidade, a largueza, luz e cor desta escola pelo menos aparentemente modelar.

    As restantes terão, no essencial, um conjunto de equipamentos semelhantes, embora o projecto, dadas a interpretação dos diversos arquitectos e a localização, possam divergir num ou noutro aspecto.

    O investimento no parque escolar – ensino básico e pré-primário – levará a que, no fim da intervenção, o concelho fique dotado de 32 escolas (292 salas de aulas) – todas elas com ensino básico e jardim-de-infância, e equipadas com refeitório.

    A necessidade deste programa, justificou Fernando Melo, prende-se com o aumento, entre 1993 e 2006, da população do concelho em 16 mil habitantes.

    No discurso de inauguração Fernando Melo referiu--se ainda ao percurso da gestão da Câmara de Valongo nos seus mandatos, com prioridades sucessivamente estabelecidas em torno da Cultura, Ambiente e, neste mandato, Finanças, até aqui, com vistas a restabelecer o equilíbrio na autarquia, e a partir de agora a Educação.

    AS NOVAS

    ESCOLAS

    foto

    Para além da EB1/JI de Valongo, o programa prevê a construção das escolas EB1//JI do Barreiro (Alfena), Moirais (Campo), Montes da Costa, Travagem, Palmilheira e Mirante de Sonhos (Ermesinde), Lomba (Sobrado), Valado/Pedreiras e Estação (Valongo). Ainda não há data apontada para o início das obras nas escolas de Alfena, Campo e Sobrado, mas em Valongo prevê-se que a EB1//JI de Valado/Pedreiras se inicie em Novembro do presente ano, e a da Estação em Junho de 2009.

    Quanto às escolas de Ermesinde, a EB1/JI dos Montes da Costa terá início já em Agosto do corrente ano (será pois a próxima a arrancar) e as restantes em Julho de 2009.

    REQUALFICAÇÕES

    DE ESCOLAS

    foto

    Quanto a requalificações das escolas já existentes, estão previstas intervenções nas escolas EB1/JI de Lombelho, Cabeda, Codiceira e Xisto (Alfena), Outeiro, Retorta, Azenha e Balselhas (Campo), Bela, Gandra, Sampaio, Saibreiras, Costa e Carvalhal (Ermesinde), Paço, Balsa e Fijós (Sobrado) e Calvário, Boavista, Ilha, Susão e Jardim de Infância André Gaspar (Valongo). Neste último, o início da intervenção está previsto para Maio do ano que vem.

    Quanto às restantes, as únicas que têm data apontada para o início das obras são as de Lombelho (Fevereiro 09), Retorta (Fevereiro 09), Azenha (Abril 09), Bela (Outubro 08), Gandra (Outubro 08), Sampaio (Junho 09), e Carvalhal (Maio 09).

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].