Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    “Chama olímpica” conquista PortoCartoon – Grande Prémio para Augusto Cid

    foto

    O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

    O segundo prémio foi atribuído a Muhittin Koroglu, da Turquia e o terceiro atribuído a dois artistas ex--aequo: Dalcio Machado, do Brasil e Taeyong Kang, da Coreia do Sul.

    “A Chama Olímpica”, título do desenho vencedor, aborda as questões das várias violações dos “Direitos Humanos” da China sobre o Tibete.

    Augusto Cid é colaborador do semanário “Sol” e já foi alvo de uma exposição antológica por parte do Museu Nacional da Imprensa em 2004. Denominada “O Cavaleiro do Cartoon” a mostra apresentou cerca de 120 dos seus melhores desenhos feitos ao longo da sua carreira.

    Os “Direitos Humanos” foram o tema escolhido para esta edição e assume nesta altura uma especial pertinência pelos problemas levantados com a viagem da chama olímpica para a China.

    A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: Azerbeijão, Bélgica, Brasil (2), Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Inglaterra, México, Polónia, Portugal, Turquia (3). A menção portuguesa foi atribuída pelo segundo ano consecutivo a uma caricatura (Dalai Lama) da autoria de António Santos.

    Os vencedores do festival vão receber um prémio monetário e garrafas de Vinho do Porto (reserva especial) para além do troféu e diploma.

    Tanto em termos de cartunistas como de desenhos foi ultrapassada a participação dos anos anteriores. A organização registou quase 2000 desenhos de mais de 500 artistas. O Brasil é o país com mais participantes – mais de 50 cartunistas, com 200 desenhos. Em segundo ficou Portugal, seguido pelo Irão em terceiro. O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. ntes cidades por onde passaram as exposições, incluindo Argentina, Brasil, Espanha e México. Os vencedores do X PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição.

    Fonte:http://www.cartoonvirtualmuseum.org/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].