Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Cultura na escola

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A Escola Secundária de Valongo promoveu uma Semana Cultural, que decorreu de 10 a 14 deste mês, tendo reunido um vasto leque de iniciativas. É uma ideia já com algum tempo, e todos os anos a edição é renovada.

    «Chegámos à conclusão que estar sempre a dar aulas de forma tradicional é pouco cativante para os alunos, por isso, tentamos promover este tipo de actividades, que procuram ter sempre uma ligação com as matérias leccionadas, de forma a levar os alunos a aprender de uma forma divertida», declarou Paula Usha, docente e coordenadora da Área de Projecto, da escola.

    As actividades da Semana Cultural são também dirigidas à comunidade escolar de outros estabelecimentos de ensino. «Convidamos alunos da Escola Básica de Valongo a assistirem a experiências, para terem uma ideia daquilo que podem fazer num laboratório», acresExposições, oficinas de trabalho, actividades desportivas, rastreios de saúde, experiências, exposição de trabalhos, venda de produtos, worshops, concursos de fotografia, jogos e palestras foram algumas das actividades presentes na Semana Cultural.

    Paula Usha revelou ainda que as actividades são variadas porque os gostos dos alunos, de idades distintas, também o são. «Os mais velhos mostram interesse pelas palestras e por tudo o que esteja ligado à informática, já os mais novos preferem as experiências laboratoriais», revela.

    Todas estas actividades são levadas a cabo paralelamente às aulas programadas, tomando o seu lugar apenas quando se justifique. O que significa um trabalho acrescido para os professores.

    foto
    O principal objectivo da Semana Cultural foi proporcionar aos alunos uma forma bem mais atractiva de aprender os conteúdos programáticos. Assim, a organização conta com o apoio dos professores, mas os alunos são também, uma parte bastante activa. «Nós [professores] não impomos nada, é tudo organizado em função deles [alunos], são eles que organizam as actividades, fazem os convites e escolhem as actividades», refere Paula Usha. A docente acrescenta ainda, que «os alunos mostram grande entusiasmo por este tipo de actividades, porque além de serem eles próprios os organizadores, também apresentam trabalhos seus e isso envolve-os bastante». É de referir que todas as actividades decorreram sob a orientação de um professor.

    Paula Sinde, presidente do Conselho Executivo da escola, revelou também que a Semana Cultural pretende «abrir a escola ao meio, e por isso, determinadas iniciativas tiveram lugar em contexto exterior, por exemplo as peças de teatro entraram em cena no Salão Paroquial Vallis Longus».

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].