Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2008

    SECÇÃO: Local


    Bombeiros aprovaram o Relatório e Contas no dia em que Artur Carneiro e seus pares tomaram posse para mais um mandato

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (AHBVE) levou a cabo no passado dia 13 de Março, no salão nobre da sua sede, uma Assembleia Geral (AG) com o intuito de discutir e votar o relatório e contas referente ao ano de 2007, bem como para dar posse aos corpos gerentes recentemente eleitos para o biénio de 2008/2009.

    Como é apanágio dos bombeiros esta AG foi rapidamente cumprida de uma forma extremamente pacífica. No que concerne ao relatório e contas este documento seria aprovado por unanimidade, sem quaisquer tipo de reparo pelos poucos associados presentes na sessão, sendo que a esta aprovação unânime seria ainda acrescentando um voto de louvor proposto pelo Conselho Fiscal a todos os colaboradores da associação pela capacidade e empenho manifestados bem como à Direcção pelo trabalho efectuado.

    Ainda antes de se dar entrada no período de votação deste documento o presidente da Direcção da AHBVE, Artur Carneiro, fez um pequeno resumo do relatório do exercício de 2007. Entre os factos mais relevantes salientou a liquidação total da viatura de desencarceramento adquirida pelos bombeiros, sendo que a aquisição da mesma careceu de um empréstimo bancário de 85 000 euros junto do Montepio Geral por um prazo de 60 meses, a que acresceu um subsídio do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil de 83 000 euros. Viatura esta que foi inaugurada na cerimónia das comemorações do 86º aniversário da associação, na qual esteve presente o secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenço Simões.

    De referir ainda que em termos de movimento associativo em 2007 foram admitidos 244 novos sócios, tendo desistido 461, o que reflecte um decréscimo de 217 associados. Uma tendência que segundo os bombeiros se tem vindo a verficar nos últimos anos, demonstrando desta forma uma falta de interesse da população em se tornarem sócios da associação.

    Carlos Teixeira, o responsável pelo Comando, usaria seguidamente da palavra para dar a conhecer números sempre muito interessantes em relação ao corpo activo da associação. Assim, em 2007 os bombeiros da nossa cidade percorreram 286 000 km em serviço, tendo dispendido mais de 19 000 horas. Continua a verificar-se um aumento de serviços na área da sáude, tanto no sector de emergências médicas como no de transporte de doentes, algo que para os soldados da paz é um sinal evidente do envelhecimento da população. Em termos mais precisos os bombeiros foram chamados por 20 044 vezes para fazer transporte de doentes. O comandante acrescentaria à divulgação deste e doutros números o facto – relevante – de que os BVE são uma das coorporações com mais serviços diários do país, com cerca de 20 serviços por dia.

    TOMADA

    DE POSSE

    foto
    Seguiu-se a cerimónia da tomada de posse dos corpos gerentes eleitos para o biénio 2008/2009, com o presidente reeleito, Artur Carneiro, a proferir umas breves palavras. «Faz agora 10 anos que tomámos pela primeira vez posse nesta associação, e na altura relembro que esta sala estava cheia, pois havia um grande projecto em mente, que era o da ampliação do quartel. Na altura estávamos preocupados com tamanha responsabilidade. Hoje, os nossos objectivos não são tão grandes, mas hoje sinto-me ainda com mais responsabilidades do que naquela época. Pois vai-nos obrigar a pensar como dar continuidade ao que construimos nestes 10 anos. Queremos abrir o caminho do futuro para a associação, para que os que para cá venham possam dizer que as pessoas que estiveram aqui estes anos todos deixaram obra e o caminho aberto para o futuro. Da nossa parte há a garantia de que vamos continuar a trabalhar e a dignificar, como sempre fizemos, o nome desta casa», frisou.

    Para o próximo mandato Artur Carneiro sublinhou que pretende continuar a ter uma óptima relação com o comando da associação, pois só assim é que se pode ir longe. Informou ainda que ainda este ano vai ser erguida, na rotunda próximo da Junta de Freguesia de Ermesinde, a estátua de homenagem ao bombeiro. A terminar deixou a informação de que a Câmara de Valongo já garantiu que vai conceder à AHBVE um subsídio extraordinário de 12 000 euros.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].