Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2008

    SECÇÃO: Local


    Crianças de Ermesinde dão voz à cidade além fronteiras

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    São petizes com idades entre os oito e os onze anos, oriundos de cinco continentes, de cerca de 30 países, e até ao dia 14 de Março estiveram a desenvolver um trabalho de reflexão sobre o desenvolvimento sustentável das suas cidades. A ideia do projecto “Cidades à volta do Mundo” é levar as crianças a descobrirem o funcionamento das cidades, respectivas necessidades, expectativas e apontar possíveis soluções para manter a harmonia com o planeta.

    No passado dia 6 realizou-se na Escola Primária das Saibreiras, em Ermesinde, um evento público de acompanhamento dos trabalhos integrados no projecto, que contou com um total de 18 alunos a participar.

    Margarida Garcia, professora da escola, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, revelou que foi uma experiêcia muito gratificante. «As crianças aprendem que a cidade não deve ser poluída e que todos devem contribuir para melhorar o seu ambiente, além disso, estão muito entusiasmadas, nota-se que estão a gostar», refere.

    Através de dois desenhos e de uma história, estas 18 crianças vão partilhar a visão que têm da sua cidade a quatro dimensões: resíduos, transportes, água e energia, com dezenas de milhares de crianças de outros continentes.

    Em Portugal aderiram à iniciativa cerca de 4 200 alunos, dos quais 600 pertencem ao concelho de Valongo, nomeadamente aos agrupamentos de Alfena, Campo, Sobrado, S. Lourenço e Vallis Longus. Natacha Vaz, responsável pelo desenvolvimento do projecto no concelho de Valongo, declara que quase todas as escolas do concelho aderiram à iniciativa o que é bastante vantajoso, já que assim «os miúdos, ao transporem as suas ideias para o papel, reflectem sobre o que está mal na sua cidade e o que é preciso fazer para melhorar».

    TRABALHOS

    PREMIADOS

    COM EXPOSIÇÃO

    EM PARIS

    Para Clara Varandas, responsável pelo projecto, «a campanha “Cidades à Volta do Mundo” é uma iniciativa lúdica, pedagógica e um importante palco de partilha de ideias e visões acerca das cidades de todos os continentes (...). A chegada do projecto a Portugal irá com certeza, contribuir para enriquecer o debate».

    A recepção dos trabalhos realizados pelos alunos foi feita a 14 de Março. Posteriormente os vários desenhos e histórias participantes foram alvo de avaliação por parte de um júri nacional que tem a tarefa eleger os dois melhores trabalhos. Os respectivos autores dos trabalhos premiados serão convidados a participar num encontro mundial em Paris, a decorrer em Junho, com todas as crianças vencedoras. Posteriormente esses trabalhos serão expostos na “Cité de l' architecture”.

    Em Portugal o júri é constituído por representantes das autarquias envolvidas no projecto, jornalistas, personalidades ligadas à problemática das cidades e membros da Dalkia e da Veolia Água, também patrocinadores. É de referir que a iniciativa tem o alto patrocínio da UNESCO.

    A campanha internacional para o desenvolvimento sustentável, da qual o projecto “Cidades à Volta do Mundo” faz parte, já vai na sua 5ª edição. No ano passado aderiram à campanha 64 000 alunos pertencentes a 25 países.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].