Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2008

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Aprovado perfil das comemorações deste ano do 25 de Abril

    Na última reunião da Junta de Freguesia, que decorreu no passado dia 5 de Março, ficou decidido o cartaz de actividades a desenvolver a propósito do 25 de Abril.

    Aprovou-se a criação do Conselho Consultivo da Cidade e respectiva delegação de funções presidenciais a Luís Ramalho.

    Discutiram-se também problemas que se arrastam, já há algum tempo, na cidade, nomeadamente o estado de degradação progressiva em que se encontra o Mercado Municipal.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    A discussão das actividades alusivas às comemorações do 25 de Abril foram o tema forte da última reunião da Junta de Freguesia.

    Para a comemoração foram apresentadas duas propostas: Artur Pais propôs para a manhã do dia 25 o hasteamento da bandeira na sede da Junta de Freguesia, seguida de uma sessão solene com intervenções políticas; no dia seguinte teria lugar no Parque Urbano a habitual corrida e a mini-corrida, com entrega de um diploma a cada um dos participantes.

    A proposta que Sónia Sousa colocou em cima da mesa era bem mais rica em actividades, no entanto foi recusada pela maioria. A representante da CDU propôs um concurso de cartazes em âmbito escolar, alusivos ao 25 de Abril; no dia 24 um debate no Fórum Cultural de Ermesinde para os alunos das escolas EB 2,3 de Ermesinde; na manhã do dia 25 de Abril a corrida tradicional; e no domingo (dia 27) uma mini-corrida e um concerto comemorativo com homenagem a Adriano Correia de Oliveira. Por fim a proposta contemplava também uma série de trabalhos publicitários para divulgar as actividades referentes às comemorações. Porém a imperativa necessidade de contenção de gastos levou a que esta proposta fosse recusada.

    Almiro Guimarães referiu que a proposta apresentada pelo presidente era bem mais vantajosa, uma vez que permitia economizar verbas que serão necessárias para a conclusão das obras a decorrer na Junta de Freguesia. Alcina Meireles e Artur Costa subscreveram a posição de Almiro Guimarães.

    Artur Costa acrescentou ainda que deverá ser entregue uma medalha a cada um dos participante da mini-corrida. «Esta medida é um incentivo à participação dos mais jovens neste tipo de actividades, o que é uma grande vantagem e o mais importante», justificou. Afirmou ainda que o principal era comemorar o 25 de Abril e as homenagens a prestar deveriam dizer respeito apenas aos militares.

    Em resposta a estas intervenções, Sónia Sousa decidiu retirar a sua proposta e apresentar uma nova que contemplasse as actividades já enumeradas pelo presidente e algumas apresentadas por si própria.

    Após um prolongado debate foi aprovada uma versão final que conjuga a proposta do PSD com algumas actividades apresentadas pela CDU.

    Em suma, para o dia 25 de Abril está programado um debate no Fórum Cultural de Ermesinde e um concurso de cartazes; a habitual corrida “Ermesinde corre livre” e uma mini-corrida com entrega de uma medalha a cada um dos participantes.

    CONSELHO

    CONSULTIVO

    DA CIDADE

    Relativamente aos assuntos da ordem do dia começou-se pela aprovação da Criação do Conselho Consultivo da Cidade e respectiva nomeação de Luís Ramalho para presidente.

    Sónia Sousa demonstrou grande satisfação com a delegação de responsabilidades no secretário, isto porque, «quem assume um cargo deste tipo tem de acreditar que a iniciativa vai ser uma mais-valia para a cidade», referiu. A representante da CDU dirigiu-se ao presidente comentando que não via no mesmo grande vontade nem energia para dinamizar o Conselho Consultivo.

    Artur Costa questionou também Artur Pais acerca das razões que o levaram a delegar funções. Este argumentou que foi a grande carga de trabalhos que o obrigou a tomar a referida decisão.

    Almiro Guimarães mostrou-se reticente relativamente ao assunto, questionando a legalidade da medida. Acrescentou ainda que Artur Pais deveria ser o representante máximo do Conselho Consultivo da Cidade, devendo delegar funções a um representante, apenas em situações pontuais.

    Em resposta a Almiro Guimarães, Sónia Sousa afirmou que sendo assim, não seria possível uma sequência de trabalho, já que a presidência do Conselho seria alterada constantemente.

    O ANTIGO

    PROBLEMA

    DO MERCADO

    MUNICIPAL

    Na sua intervenção Sónia Sousa pediu ao presidente explicações para a situação apática da Câmara Municipal de Valongo (CMV) relativamente aos problemas de Ermesinde.

    Começou por dar conta da falta de ecopontos na cidade e da constante degradação do mercado. A representante da CDU mostrou-se impaciente com esta situação e caso a Câmara continue a ignorar a situação propôs que se tomem medidas enérgicas relativamente ao assunto.

    Sónia Sousa pronunciou-se também sobre o “Projecto Audiência Zero” e interrogou o presidente acerca do ponto da situação do mesmo. Outra das questões levantadas foi a situação da Rua da Índia que, com a abertura do Pingo Doce, vai tornar-se mais caótica, uma vez que aumentará o tráfego de carros, camiões e pessoas.

    Sónia Sousa propôs a intervenção da Câmara Municipal de Valongo no sentido de regulamentar o estacionamento naquela área, para além da regulação rigorosa dos sentidos de trânsito e do reforço da fiscalização. Ainda relativamente a esta zona, a representante da CDU relevou a constante sujidade existente nos passeios, com fezes de cão principalmente na zona da Gandra e propôs que a CMV inicie um projecto para a sua recolha no concelho, começando com a implementação do mesmo, nessa zona.

    Artur Pais garantiu a Sónia Sousa que vão ser colocados mais ecopontos na cidade, em locais a divulgar posteriormente.

    Relativamente ao mercado o presidente afirmou já ter relembrado o problema à Assembleia de Freguesia.

    Quanto ao supermercado que irá surgir no fundo da Rua da Índia, sem muitos pormenores o presidente afirmou que será implementada uma passagem, a cargo da Refer, para facilitar a circulação.

    «SOMOS TODOS

    MALTRATADOS

    PELA CÂMARA

    MUNICIPAL»

    A intervenção de Artur Costa centrou-se na posição indiferente da Câmara Municipal de Valongo relativamente aos problemas da cidade de Ermesinde. Acusou a autarquia de maltratar a cidade e de desrespeitar Artur Pais.

    «Há cerca de dois anos que ando a colocar o problema da inexistência de passadeiras na Rua Faria de Sampaio e a Câmara diz que «vai intervir quando houver oportunidade e dinheiro», diz revoltado.

    «Somos todos maltratados pela Câmara Municipal», acrescentou. Artur Costa afirmou que o que falta não é oportunidade nem dinheiro, mas sim vontade de resolver as questões.

    ESCASSEZ

    DE ECOPONTOS

    E ABRIGOS

    PARA PASSAGEIROS

    Outros problemas apontados por este foram a falta de ecopontos e a escassez de abrigos para os passageiros dos transportes públicos. «Ermesinde não pode estar à mercê de interesses de uma empresa privada. Em certos locais, como não há interesse em colocar publicidade, não há abrigos para os passageiros dos transportes, isto não pode ser assim!», afirmou revoltado. Em resposta a estas questões, Artur Pais afirmou apenas que tem vindo a colocar todos esses problemas à autarquia.

    Alcina Meireles destacou problemas antigos, mas também situações novas. «Já há algum tempo que ando a falar na pintura das passadeiras, nomeadamente as que se situam perto das escolas, mas até agora nada se fez», referiu. Acrescentou ainda que os passeios esburacados se mantêm, e com as obras de saneamento a situação piorou porque o piso ficou desnivelado. Esta situação deu origem a que alguns moradores tivessem de colocar uma rampa para aceder às suas casas. Desta feita, além do pagamento do IMI, são obrigados a pagar uma taxa por causa da mesma.

    Alcina Meireles referiu também o exagero de intervenções a nível do saneamento e águas pluviais, deixando em algumas zonas as vias completamente obstruídas. Exemplos disso são a Rua do Bom Pastor e a Palmilheira.

    Por fim Alcina Meireles pediu ao presidente que tome uma atitude relativamente ao estacionamento abusivo no café em frente à Vila Beatriz, o que obriga os condutores que por ali passam a pisarem a linha contínua. Em resposta a Alcina Meireles, Artur Pais afirmou que vai resolver a situação do estacionamento.

    Por fim Almiro Guimarães deu a conhecer uma situação de insegurança em Ermesinde. «Tenho conhecimento da existência de muitos ‘contos do vigário’ e deve haver uma atitude por parte da Junta de Freguesia, com o auxílio da PSP», afirmou.

    Apontou como possível resolução do problema o desenvolvimento de sessões de esclarecimento por parte da PSP, de forma a elucidar as pessoas e prepará-las para estas situações, principalmente junto das pessoas mais idosas.

    INTERVENÇÕES

    DO PÚBLICO

    A reunião contou também com queixas do público, nomeadamente de Paulino Maia e Manuel Pacheco, relativas ao mau estado de várias ruas e à ineficiência do abrigo para os passageiros dos transportes públicos, situado junto à estação.

    Foi também presentada queixa a propósito de uma lixeira próxima da Rua Ferreira dos Santos. Em relação a isto o presidente afirmou que algumas destas situações eram já conhecidas, quanto às outras iria tratar de as resolver o mais brevemente possível.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].