Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2008

    SECÇÃO: Destaque


    ERMESINDE 2007

    Um ano em revista

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    JANEIRO

    05/01/07: Tomaram posse os novos corpos sociais recentemente eleitos do Centro Social de Ermesinde para o triénio 2007-2009. Alberto Carvalho é o novo presidente da Direcção da IPSS.

    05/01/07: Várias manifestações de protesto dos ermesindenses obrigam a STCP a rever horários e percursos das suas carreiras.

    11/01/07: A Agência para a Vida Local (AVL) promove um debate sobre o tema da interrupção voluntária da gravidez, numa das poucas actividades públicas não alinhadas realizadas em Ermesinde que antecederam a realização do referendo sobre essa questão.

    19/01/07: Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Valongo para 2007 são aprovados na Assembleia Municipal, alterando uma votação anterior.

    22/01/07: Seis deputados da Assembleia da República (Miguel Santos e Miguel Pignatelli Queiroz do PSD, Honório Novo e Jorge Machado da CDU, Diogo Feio do PP e João Semedo do BE) visitaram o concelho de Valongo, uma iniciativa promovida pela Assembleia Municipal. O PS esteve ausente.

    FEVEREIRO

    11/02/07: Os resultados do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez no concelho de Valongo e na freguesia de Ermesinde acompanham o sentido do voto nacional. Ao nível do concelho verificou-se, entre os votos válidos, uma distribuição de 58,0% a favor do SIM e 42,0% a favor do NÃO. Na freguesia de Ermesinde o resultado foi de 63,8% a favor do SIM e de 36,2% favoráveis ao NÃO. Nas restantes freguesias do concelho, a distribuição entre SIM e NÃO foi como, respectivamente segue: Alfena – 55,0% S, 45,0% N, Campo – 58,1% S, 41,9% N, Sobrado – 26,1% S, 73,9% N, e Valongo – 59,3% S, 40,7% N.

    16/02/07: A Câmara Municipal de Valongo (CMV) torna público um plano para a requalificação do rio Leça na sua área de intervenção. Este plano – Corrente Rio Leça – é suportado por um protocolo envolvendo além da Câmara, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), as Águas de Valongo, as Juntas de Freguesia de Ermesinde e Alfena, as Faculdades de Engenharia e de Ciências da Universidade do Porto, a Lipor, a DECO, a Quercus, a Amileça e a Comissão de Fiscalização da Concessão de Exploração e Gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água – uma entidade criada pela CMV.

    16/02/07: João Paulo Baltazar é eleito líder da Secção de Valongo do PSD. A lista que encabeça derrota a do anterior líder Mário Duarte por 304 votos contra 270.

    19/02/07: Morre o poeta e ensaísta ermesindense Fernando Alvarenga, nascido a 14 de Abril de 1930. Alvarenga foi colaborador de “A Voz de Ermesinde”. Do n.º 704 ao n.º 714 (ano de 2004), “A Voz de Ermesinde” dedicou-lhe uma série com a continuação de uma página só com poemas e ensaios seus. Já debilitado e doente, encontrava-se internado num lar da terceira idade em Amarante, onde faleceu, desde há cerca de um ano.

    27/02/07: Assembleia Municipal de Valongo aprova Relatório Final da Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Bairros Sociais, que permitiu detectar muitas situações anómalas e a carecer de intervenção urgente.

    27/02/07: O historiador José Hermano Saraiva profere uma conferência no Fórum Cultural de Ermesinde.

    MARÇO

    05/03/07: É anunciado um projecto imobiliário nas margens do Leça, nos terrenos da antiga “Resineira”. Prevê-se que se edifique ali não apenas um conjunto de prédios, mas também uma zona verde, nas duas margens do rio, circuito de manutenção, parque radical, parque de jogos e polidesportivo em relva sintética. Na mesma zona será recuperado um antigo moinho que, de acordo com um protocolo também assinado na altura, ficará a cargo do Centro Social de Ermesinde.

    17/03/07: É apresentado o Festival da Primavera, um certame com organização do Departamento de Juventude da Câmara de Valongo destinado a promover as bandas do concelho. Doze bandas irão participar neste Festival, que teria o seu epílogo no 25 de Abril. A banda vencedora seriam os ermesindenses John is Gone.

    ABRIL

    04/04/07: A Junta de Freguesia de Ermesinde, em longa reunião que haveria de ter nova sessão no dia 10/04, aprova a proposta de Contas de Gerência de 2006. Foi ainda aprovado novo regulamento de atribuição de subsídios.

    24/04/07: Reuniu, pela primeira vez, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, a Assembleia Municipal de Jovens. Participaram nesta Assembleia Municipal alunos oriundos de várias escolas do concelho, públicas e privadas.

    25/04/07: As autarquias da Cidade, com a realização de uma Cerimónia Evocativa, um debate com a presença do historiador Manuel Loff e a Corrida Juvenil do 25 de Abril (destinada ao jovem público escolar), a Escola Secundária, também com um debate – sobre a guerra colonial – e a Ágorarte, com sessões de poesia e cinema, comemorara o 25 de Abril.

    28/04/07: O ministro dos Assuntos Parlamentares com a tutela da comunicação social, Augusto Santos Silva, visistou o concelho na sua qualidade de militante socialista, tendo participado, no Centro Social e Paroquial de Alfena, num almoço comemorativo do 25 de Abril promovido pelos militantes socialistas do concelho.

    27/04/07: A Assembleia de Freguesia de Ermesinde chumba a Conta de Gerência de 2006 da Junta de Freguesia.

    27/04/07: O escritor e jornalista Rodrigues Guedes de Carvalho profere uma conferência no Fórum Cultural de Ermesinde.

    28/04/07: Arranca no terreno, com uma acção de limpeza num troço entre a ponte da Travagem, em Ermesinde e o local onde será implantado um empreendimento imobiliário (nos terrenos da antiga “Resineira”), o projecto de requalificação do rio Leça.

    MAIO

    03/05/07: Polémica na reunião da Câmara Municipal de Valongo, referente à questão do concessionamento dos parquímetros das cidades de Ermesinde e Valongo entre os vereadores do Partido Socialista e os da maioria (PSD).

    03/05/07: Manifestação de estudantes do Secundário em Ermesinde, na Praça da Estação, contra as políticas educativas do Governo.

    05/05/07: Os deputados municipais e algumas personalidades convidadas percorreram o trajecto do futuro corredor ecológico do concelho, a ser implantado desde o centro de Valongo até à aldeia de Couce.

    09/05/07: Início da XI Feira de Artes Populares do Concelho de Valongo, que irá decorrer até ao dia 13 de Maio. A artesã Maria Alice Correia, de Vila do Conde, ganha o prémio da “Melhor Peça”, sendo premiada com o de “Melhor Stand” Laurinda Pias, de Barcelos.

    25/05/07: Realização das II Conferências de Ermesinde, organizadas pela Ágorarte, dedicadas à figura de D. António Ferreira Gomes, o “bispo da Liberdade”.

    30/05/07: É conhecido o projecto de requalificação e o programa do antigo cinema de Ermesinde, recém-adquirido pelo Centro Social de Ermesinde. “A Voz de Ermesinde” entrevista Henrique Queirós Rodrigues, que irá liderar o projecto.

    JUNHO

    15/06/07: Conferência de Imprensa da Câmara Municipal de Valongo, em nome do projecto Corrente Rio Leça para dar conta do andamento dos trabalhos e das iniciativas a eles associadas. Divulgado que, só no primeiro troço, na zona da Travagem, em Ermesinde, se tinham recolhido 190 toneladas de terra e verdes, 5 toneladas de resíduos indiferenciados, 20 pneus e 300 quilos de sucata.

    17/06/07: Bombeiros Voluntários de Ermesinde festejaram 86 anos de serviço à comunidade. Com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Ascenso Simões.

    19/06/07: Conferência do escritor Mário Cláudio na Biblioteca Municipal de Valongo.

    27/06/07: Assembleia Municipal de Valongo começa a discutir um polémico regulamento de publicidade e propaganda política e eleitoral. São aprovadas moções dos presidentes de Junta de Alfena e Campo a favor da construção de novos centros de saúde nas respectivas localidades.

    JULHO

    06/07/07: Inauguração da XIV Edição da Feira do Livro do Concelho de Valongo, em Ermesinde, onde “A Voz de Ermesinde” participou com um pavilhão. A feira encerrou a 15 de Julho, tendo passado por ela, entre outros escritores, Papiniano Carlos e Ana Zanatti.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    13/07/07: Comemoração do Dia da Cidade de Ermesinde, com a divulgação das primeiras atribuições da Medalha da Cidade, que distinguem entidades como os Bombeiros Voluntários de Ermesinde, o Centro Social de Ermesinde e o Clube de Propaganda da Natação, além de, a título póstumo, Alberto Taborda e Santos “Rasteiro”.

    22/07/07: Jerónimo de Sousa, líder do PCP, visita o Centro de Trabalho do partido em Campo, por ocasião das comemorações da sua abertura.

    27/07/07: Eleita nova Secção de Valongo da Juventude Social Democrata (JSD), que passa a ser liderada por Hélder Portela. A lista vencedora rrecadou 41 votos contra 31 da lista opositora, encabeçada por Rui Silva e considerada afecta ao anterior líder da Secção, Daniel Torres Gonçalves.

    AGOSTO

    01/08/07: Reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde. Assunto em destaque, o novo Centro de Saúde de Ermesinde/Alfena.

    SETEMBRO

    05/09/07: Reunião atribulada na Junta de Freguesia de Ermesinde, com o secretário Luís Ramalho a anunciar, em carta, a intenção de suspender funções até Dezembro, por motivos «de ordem profissional e pessoal», mas a desautorizar o uso da sua assinatura digital durante esse período. A oposição não poupou críticas ao Executivo, alegando falta de um esclarecimento cabal sobre a situação.

    06/09/07: Abertura da sétima edição da Expoval. Pela primeira vez, “A Voz de Ermesinde” participa aí com um pavilhão.

    15/09/07: Inauguração em Ermesinde da sede concelhia do Bloco de Esquerda, coma presença do deputado João Teixeira Lopes.

    18/09/07: Assembleia Municipal descentralizada, realizada no Centro Cultural de Campo.Em destaque muitos assuntos relativos a esta freguesia.

    27/09/07: Abertura da décima-sexta edição do Magic Valongo, provavelmente o melhor de sempre. O certame teve o seu encerramento a 30/09.

    28/09/07: Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprova várias moções sobre a situação do mercado, centro de saúde e a construção da nova esquadra da Polícia de Segurança Pública.

    OUTUBRO

    03/10/07: A reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde é apimentada por uma discussão acalorada e insultuosa entre dois dos elementos do Executivo, ambos do PSD, Luís Ramalho e Américo Silva.

    06/10/07: Primeiro dos dois dias do 2º Fórum de Etnografia e Folclore organizado pela Federação das Colectividades do Distrito do Porto.

    22/10/07: Rotary Club de Ermesinde homenageou o engenheiro Manuel Braga Lino.

    NOVEMBRO

    08/11/07: Câmara Municipal unânime no protesto contra projectado alargamento da A4 pelo meio da cidade de Valongo.

    13/11/07: Abertura da décima edição da Mostra de Teatro Internacional do Concelho de Valongo, que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde (salvo a oficina de formação realizada no Centro Cultural de Campo) de 13 a 24 de Novembro. Mais uma vez este ano o certame foi o momento mais alto da actividade cultural do concelho.

    15/11/07: Debate organizado pelo PS sobre o tema Acessibilidade/Deficiência. Contou, entre outros, com a presença da deputada Isabel Santos.

    21/11/07: Conferência, organizada pela AVL, com os psicólogos Júlio Machado Vaz e Gabriela Moita e João Paulo Soares Pereira sobre orientação sexual no Fórum Cultural de Ermesinde.

    30/11/07: Inaugurada no Fórum Cultural de Ermesinde exposição sobre a obra gráfica do poeta Teixeira de Pascoaes.

    DEZEMBRO

    06/12/07: Câmara Municipal de Valongo aprova proposta de Orçamento para 2008, com voto contrário dos vereadores do PS.

    06/12/07: Eleitos corpos sociais dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde para 2008/2009, na continuação dos anteriores.

    07/12/07: Escritor José Luís Peixoto profere conferência na Biblioteca Municipal de Valongo.

    10/12/07: Governador do distrito rotário visitou Fórum Cultural de Ermesinde e Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

    17/12/07: Assembleia Municipal de Valongo aprova regulamento de publicidade e propaganda política e eleitoral após acordo PS/PSD-PP. Aprovado Plano e Orçamento da Câmara com a abstenção dos presidentes de Junta socialistas de Campo e Valongo.

    20/12/07: Assembleia de Freguesia de Ermesinde reúne em clima de harmonia, mas Plano e Orçamento não são postos à discussão.

    Por: AVE

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].