Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2007

    SECÇÃO: Local


    CARTAS AO DIRECTOR

    Sinais do fumo

    Com a mão do braço envolvente a mulher acabou de recolocar a chupeta à criança que senta no colo enquanto que o seu outro cotovelo serve de base a um braço hirto que termina num cigarro em riste. De facto, esta sua pose, segura e confiante, é digna de um monumento. Do que esta mulher não tem a mínima consciência, como demasiados outros pais que se encontram por esses cafés afora, é que esse seria um monumento sobre a negligência maternal, um hino à ignorância, uma ode à estupidez humana que ainda grassa a nossa primitiva sociedade.

    Como foi possível até agora tantos ministros da Saúde não agirem contra números como "5 milhões de vítimas por ano" + "1500 vítimas de fumo passivo"?!...

    A nova Lei do Tabaco virá já com demasiadas gerações de atraso pois muito mal já foi feito...

    Mas finalmente a quase-totalidade dos Portugueses que até agora não entendeu os sinais do tabagismo tomará verdadeira consciência da seriedade tanto do efeito nefasto das noites perdidas em fumo como do (des)respeito pela saúde do próximo.

    A realidade (ainda) é que a nicotina é uma droga institucionalizada e cada fumador é um membro de uma sociedade hipócrita de tóxico-dependentes não-assumidos.

    É preciso estancar a epidemia do acto de fumar para que não seja imitado por crianças e adolescentes cujos pais não têm educação suficiente para os bem formar. Neste Natal, como em demasiados outros, muitos deles cometerão o imbecil erro de esbanjarem largas quantias em presentes, quando a única e verdadeira mostra de afecto seria oferecerem aquilo a que a uma criança, principalmente em sua própria casa, nunca deveria ter sido negado: ar limpo!

    Por: João Dalion

    ([email protected])

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].