Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Usando o Windows XP dentro de uma estação virtual no sistema operativo Linux

    Muitos utilizadores ou desenvolvedores necessitam de utilizar tanto o Windows XP como o Linux e, na maioria das vezes, preferem utilizar o dual boot para correr um ou outro sistema.

    Com isto conseguem correr apenas um sistema de cada vez, quando na realidade poderiam ter ambos a correr simultaneamente sem necessidade nenhuma de reinstalar o Windows XP dentro do Linux, instalar pacotes ou registar licenças novamente.

    Para isto a VMWare disponibiliza de forma gratuita uma ferramenta de conversão chamada VMWare Converter, disponível em:

    http://info.vmware.com/content/VMware_Converter

    O download pode ser feito de forma gratuita, bastando para isto preeencher um formulário de registo. Ele não altera nenhum ficheiro do seu sistema actual e pode ser executado sem risco da integridade do estado dos programas ou sistema operativo. Tudo o que ele faz é capturar uma imagem do sistema Windows XP da sua máquina e gerar um pacote ou arquivo como se fosse um 'ghost' ou espelho do estado da sua estação Windows XP existente.

    Após fazer o download no Windows, basta instalá-lo e definir algumas informações, tais como quais os discos que deverão ser convertidos para o VMWare, qual o directório destino em que deverá ficar o pacote (normalmente .vmx e .vmdk). Também são feitas algumas configurações sobre quantas CPUs, tipo de rede (normalmente NAT) e tamanho da memória que a nova estação virtual irá utilizar sob o VMWare. Recomendo uma leitura da documentação técnica do produto em:

    http://www.vmware.com/pdf/converter_datasheet.pdf

    Porém a conversão do disco físico do Windows XP para um .vmx é relativamente fácil e não causa nenhum prejuízo à instalação actual. “Não precisa de colocar todos os ficheiros ou todos os programas, pois existe a possibilidade de compartilhamento através da rede virtual que será montada posteriormente, salvando bastante tempo na conversão e tamanho do pacote gerado. Se não tiver espaço em disco suficiente, esta é uma boa opção. “Uma vez gerado o pacote com os arquivos do VMWare Converter, precisará entrar no Linux e verificar se tem o VMWare instalado. Pode ser tanto o player como o server. Este está disponível gratuitamente em:

    http://www.vmware.com/products/player/

    “Bastando neste caso de um registo e um número de série que é fornecido pelo VMWare. ““Basta clicar no nome do pacote com extensão .vmx gerado anteriormente que o VMWare irá habilitar uma estação virtual Win XP exactamente da mesma forma que você corria anteriormente, com todos os arquivos e programas instalados. Algumas configurações extras podem ser feitas, como ajuste da resolução da tela, tamanho da memória ou até o acréscimo de novos discos virtuais.

    Por: GERSON LUIZ MELO SILVEIRA *

    * Artigo publicado em http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php? codigo=7181.

     

    Outras Notícias

    · Memória do Rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].