Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2007

    SECÇÃO: Editorial


    Educação Artística – porquê e para quem?

    «A cultura e a arte são componentes essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do indivíduo. Por isso a Educação Artística é um direito humano universal, para todos, incluindo aqueles que muitas vezes são excluídos da educação, como imigrantes, grupos culturais minoritários e pessoas portadoras de deficiência». (1)

    A Educação Artística, ao integrar as faculdades físicas, intelectuais e criativas, contribuiu para uma relação muito dinâmica entre educação, cultura e arte.

    Numa época em que cada vez é maior a separação entre o desenvolvimento cognitivo e o emocional, a Educação Artística pode proporcionar um maior equilíbrio entre eles, contribuindo para uma cultura mais afectiva e uma educação para a Paz.

    Por outro lado é preciso dotar as pessoas com conhecimentos e desenvolver sensibilidades capazes de criar públicos criteriosos capazes de escolher e compreender as diferentes actividades artísticas.

    Vivemos um tempo em que as indústrias culturais têm vindo a afirmar-se e para as quais é preciso aprender a reagir, a saber escolher com sentido crítico.

    A escola tem aqui um papel muito importante, mas não é suficiente. São necessárias outras colaborações, sejam elas de instituições oficiais ou particulares, nomeadamente a nível de parcerias e complementos de formação de qualidade.

    A “Educação de Qualidade” terá que ser uma educação que «é relevante para o educando mas também promove valores universais; educação que é equitativa em termos de acesso e saídas e garante a inclusão social em vez da exclusão; a educação que reflecte, e ajuda a satisfazer, direitos individuais». (2)

    Esta qualidade pode e deve afirmar-se em instituições como o Centro Social de Ermesinde e a Associação de Solidariedade Social “Ermesinde Cidade Aberta”.

    Ermesinde Cidade Aberta é uma recente associação que tem ainda que percorrer um longo e difícil percurso, a recuperação do antigo cinema associado a um projecto de Ofícios Artísticos, com relevância na área do cine-vídeo. Tem que se concretizar num projecto de qualidade, que marque a diferença pela positiva, que agregue as famílias em torno de um projecto criado a pensar na qualidade de vida dos seus filhos, que desenvolva actividades capazes de envolver de forma positiva alunos com maiores dificuldades de integração nas escolas que frequentam, ou jovens que necessitam de cuidados especiais para as suas aprendizagens, atendendo às suas diferenças.

    Este é um projecto que necessita do apoio e carinho de toda a comunidade.

    (1) “Roteiro para a Educação Artística – Desenvolver as Capacidades Criativas para o Século XXI”.

    (2) Idem.

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].