Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2007

    SECÇÃO: Destaque


    EXPOSOLIDARIEDADE

    O sector social apresenta-se

    Decorreu no Parque de Exposições de Paços de Ferreira, entre os dias 25 e 27 de Outubro, a Exposolidariedade, uma organização conjunta da UDIPSS-Porto (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) e da Mediaplus destinada a promover o intercâmbio intra e inter sectores, reforçar a identidade do Sector Social – em várias vertentes – e aumentar a sua qualificação através de diversas acções.

    Mais de 70 instituições estiveram representadas na Exposolidariedade, sobretudo na Área de Exposição de trabalhos, experiências e práticas sociais, tendo o certame contemplado também uma Área de Animação, com exibições de muitos dos participantes, e uma Área de Debate sobre um grande conjunto de questões pertinentes para o sector.

    Carvalho Guerra, académico de grande prestígio e o principal responsável pela fundação do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, foi o comissário da Exposolidariedade.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    A ideia de que era preciso criar uma rampa de lançamento para «futuras iniciativas de contacto entre as instituições, conducentes ao estreitamento de laços sociais e da acção solidária conjunta, para mais eficazmente, e a partir de bons exemplos» se qualificar o Terceiro Sector, presidiu à organização da Exposolidariedade.

    Instituições estas que abrangeram um leque muito diversificado – entre os presentes estavam, por exemplo, cooperativas (como a Uninorte, a Árvore ou as Sete Bicas - esta ligada à Habitação), muitos centros sociais e paroquiais, institutos religiosos e congregações, fundações, misericórdias, associações de desenvolvimento,escolas profissionais e empresas de inserção.

    Aliás, para o comissário da Exposolidariedade, Carvalho Guerra, este sector tem uma marcada importância civilizacional, que considerou estar bem espelhada nas relações forjadas pelos portugueses com os povos que contactaram nas suas deambulações pelo mundo, onde «sempre fomos povo de proximidade».

    «Para o cristão, isto chama-se caridade», interpretou o Professor.

    Face à solidão dos velhos e à sofreguidão das crianças – cada vez mais presentes na nossa sociedade, é preciso – mas é também fácil – arranjar voluntários, que «o Homem é, por natureza, solidário», considerou ainda Carvalho Guerra.

    Já o presidente da UDIPSS--Porto, Artur Borges, sublinhou a importância do certame como «caminho para que as instituições possam reflectir», abordando vários temas que as preocupam e procedendo ao intercâmbio de experiências. Fazer perceber a importância do 3º Sector seria essencial.

    foto
    Artur Borges revelou também para “A Voz de Ermesinde” a existência de dificuldades no actual relacionamento com o Poder, eventualmente derivadas da situação económica do País, mas reafirmou a ideia de que este muito deve ao 3º Sector e não deve esquecer-se dele.

    O presidente da UDIPSS--Porto insistiu na necessidade de promover a formação das instituições sociais, e de melhorar a sua qualidade, e revelou a “A Voz de Ermesinde” o empenhamento na criação de uma agência de certificação de qualidade, em parceria com a Universidade Católica e a Rede Europeia Anti-Pobreza, que pudesse, de forma mais adequada, promover e atestar a qualidade dos serviços das IPSSs.

    O certame foi aberto na manhã do dia 25 de Outubro, quarta-feira, pelo comissário da Exposolidariedade, Carvalho Guerra.

    A primeira sessão, que se seguiu de imediato, contou com a presença de D. Manuel Clemente, bispo do Porto.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].