Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2007

    SECÇÃO: Destaque


    Autarquia de Valongo de novo premiada

    A Câmara Municipal de Valongo foi novamente destinguida, desta feita com o Certificado de Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ao Departamento de Gestão Urbanística e Gabinete do Munícipe da autarquia. A cerimónia decorreu no passado dia 17 de Outubro no salão nobre da edilidade, tendo o certificado sido entregue a Fernando Melo por Miranda Coelho, membro da entidade certificadora, a APCER.

    De sublinhar ainda que a Câmara de Valongo é a primeira autarquia do Distrito do Porto, e a décima a nível nacional, a receber esta distinção.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O Departamento de Gestão Urbanística e o Gabinete do Munícipe da autarquia valonguense viram reconhecidas a qualidade e rapidez dos serviços por si prestados nesta área de intervenção. A entrega do certificado de qualidade foi, segundo a edilidade, a consequência de um longo processo no qual se pretendeu dotar os serviços do urbanismo da Câmara de Valongo de todos os mecanismos indispensáveis para um funcionamento exemplar e que sobretudo facilitasse o dia-a-dia dos munícipes e técnicos autárquicos. Ainda na voz da Câmara, as «principais reformulações ao nível de serviços – com a aplicação deste processo – garantiram a consolidação de uma estrutura organizacional dinâmica e vocacionada para a melhoria contínua, demonstrando ao mesmo tempo o compromisso da autarquia com as necessidades do cidadão relativas ao rigor e isenção dos serviços municipais».

    O primeiro a usar da palavra na cerimónia foi Augusto Andrade, director-geral da Eurisko, entidade parceira da Câmara de Valongo em todo o processo da obtenção desta certificação, o qual começou por dizer que se encontrava a “jogar em casa”, já que a autarquia de Valongo tem sido uma parceira habitual na maior parte dos projectos que a entidade por si representada tem vindo a desenvolver. Depois de uma breve explicação sobre a finalidade do projecto, deixaria ainda um enorme elogio aos funcionários da Câmara de Valongo pelo empenho destes na longa caminhada que culminou com a certificação dos serviços em questão.

    Posteriormente José Luís Pinto, o vereador responsável pelo pelouro do urbanismo, apresentou detalhadamente todos os passos que foram dados neste processo até à certificação do mesmo. Entre outros pormenores, o vereador referiu que este certificado veio comprovar os resultados obtidos na melhoria do cumprimento dos prazos legais nas autorizações de construção, loteamentos e licenciamentos. Em relação a autorizações em Agosto de 2006, a autarquia emitia 62,7% de pareceres dentro do prazo legal, passando em Dezembro do mesmo ano a emitir 96,0%. No que toca a licenciamentos em Agosto do ano passado eram emitidos 62,2%, sendo que em Dezembro esse valor passou para 94,0%.

    foto
    O representante da APCER, Miranda Coelho, sublinhou a importância de mais autarquias seguirem o exemplo da Câmara de Valongo no que concerne à aplicação da qualidade nos serviços prestados aos cidadãos.

    Na sua intervenção, Fernando Melo começou por recordar aos presentes o facto de a autarquia por si comandada ser «a mais premiada do País». Faria ainda um grande elogio público aos funcionários da Câmara que, na sua visão, foram fundamentais para a obtenção deste prémio. Melo iria mais longe ao dizer que numa altura em que se criticam tanto os funcionários públicos do País, os da Câmara de Valongo são simplesmente os melhores.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].