Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    Intel divulga projecto de código aberto (Red Hat e Novell entre os envolvidos)

    A Intel anunciou o lançamento de um projecto para a comunidade de código aberto, idealizado para suprir a crescente demanda por uma maior eficiência no consumo de energia em todos os segmentos da computação, abrangendo desde os servidores dos data centers até aos dispositivos pessoais móveis.

    foto
    Divulgada no Intel Developer Forum por Renee James, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Soluções de Software da Intel, a iniciativa LessWatts.org une a comunidade de desenvolvedores Linux, OSVs e utilizadores finais para facilitar o desenvolvimento tecnológico, a implementação, a afinação e o compartilhamento de informações sobre o gerenciamento de energia do Linux.

    O consumo de energia dos servidores impõe limites para o crescimento dos data centers e apresenta custos financeiros e ambientais significativos. Além dos clientes dos grandes data centers, os utilizadores móveis também têm o seu consumo limitado, já que a duração das baterias é continuamente reduzida pela diminuição geral do tamanho dos dispositivos móveis. Tanto nos segmentos de mercado móvel e de servidores, o sistema operativo Linux continua a crescer em importância e em participação no mercado.

    «Criámos a LessWatts.org para acelerar o desenvolvimento tecnológico e para simplificar o compartilhamento de informações para o gerenciamento efectivo do consumo de energia para todos os segmentos e dispositivos do mercado», anuciou Renee James. «Uma iniciativa focada que reúna diferentes esforços em um único sistema holístico servirá como um forte catalisador para levar soluções eficientes no consumo de energia ao mercado mais rapidamente, beneficiando assim os consumidores que comprarem produtos baseados na Intel».

    «Em resposta à demanda dos consumidores por economia de energia em todos os segmentos do ambiente de TI, implementámos características significativas no Red Hat Enterprise Linux 5 que permitem que os nossos consumidores minimizem o impacto ambiental dos seus sistemas», declarou por sua vez Paul Cormier, vice-presidente executivo de engenharia da Red Hat. «Entre essas está a virtualização, que possibilita a consolidação de servidores e a alocação altamente eficiente de recursos, além do suporte para o gerenciamento de energia fornecido pelos mais novos processadores da Intel. A Red Hat continua a trabalhar de perto com a Intel para oferecer aos consumidores soluções ecologicamente correctas e esperamos continuar a contribuir activamente para o projeto LessWatts.org».

    Também a Novell anunciou que «está a trabalhar duro para tornar-se ecologicamente correcta e orientada para os consumidores, ao mesmo tempo que busca oferecer melhores tecnologias para o gerenciamento do consumo de energia como parte do SUSE Linux Enterprise Server», como declarou Jeff Jaffe, vice-presidente executivo e CTO da Novell. «Estamos comprometidos a ajudar a fomentar o avanço tecnológico como parte da LessWatts.org e a fornecer soluções valiosas aos nossos clientes, incorporando essa tecnologia nos próximos lançamentos do SUSE Linux Enterprise».

    Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=9923&sid=46

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].