Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2007

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    LINUX KERNEL 2.6.23 JÁ FOI LANÇADO

    Depois de três meses, Linus Thorvalds lançou o Linux 2.6.23. Esta versão inclui o novo e reluzente gerenciador de processos CFS, um mecanismo "read-ahead" mais simples, o "lguest 'Linux-on-Linux' paravirtualization hypervisor", XEN guest, KVM smp guest, tamanho variável de argumentos de processos, – o SLUB agora é o "slab allocator" padrão –, proteção SELinux para explorar "null dereferences" usando mmap, melhorias no XFS e ext4, suporte a PPP over L2TP, e muitas outras novidades.

    Fontes: http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_23, http://lkml.org/lkml/2007/10/9/241 e http://www.osnews.com/story.php/18751/Linux-Kernel-2.6.23-Released

    “SAFE CREATIVE” – UM NOVO REGISTO GRATUITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

    Quatro dias depois do seu lançamento, mais de 1300 obras já tinham sido registadas no site Safe Creative, uma nova maneira de fazer registo de propriedade intelectual que nasceu em Zaragoza (Espanha) afim de proteger os direitos de autor frente ao plágio e à apropriação indevida, mas de acordo com o espírito dos meios digitais. «Somos um registo gratuito, onde se podem registar obras com qualquer tipo de licença, seja Creative Commons, como GNU ou Copyright, em qualquer idioma e em qualquer formato», explica Juan Palacio, um dos fundadores da Safe Creative, ao tratar de definir o seu projecto.

    Fontes: http://www.elpais.com/articulo/internet/Safe/Creative/registro/propiedad/intelectual/siglo/XXI/elpeputec/20071009elpepunet_2/Tes, http://safecreative.org/ e http://barrapunto.com/articles/07/10/09/0918215.shtml

    ADEUS NetWare, OLÁ LINUX – NOVELL OPEN ENTERPRISE 2.0

    A longa jornada da Novell do NetWare para o Linux está finalmente completa. Dia 8 deste mês a Novell lançou o Open Enterprise Server 2 para os seus clientes em todo o mundo. Pouco depois de adquirir a SUSE e sua distribuição Linux, a Novell anunciou que a sequência para o NetWare 6.5 seria um conjunto de serviços de rede que rodariam sob o NetWare e o Linux kernel, o OES 1.0.

    Fontes: http://www.linux-watch.com/news/NS9908188054.html e http://www.osnews.com/story.php/18746/Good-Bye-NetWare-Hello-Linux-Novell-Open-Enterprise-2.0

    BALLMER ACUSA RED HAT DE VIOLAR PROPRIEDADE INTELECTUAL DA MICROSOFT

    O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, acusou a Red Hat Linux de usar propriedade intelectual da Microsoft e que os clientes da Red Hat deveriam pagar à Microsoft por isto.“O instituto de pesquisa Gartner diz que a estratégia da Microsoft não é processar mas sim usar essas reivindicações como alavanca para conseguir outros acordos, como o já feito com a Novell.

    Fontes: http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1884414643;fp;16;fpid;0

    LANÇADO FLUXBOX 1.0

    Fluxbox, o gerenciador de janelas baseado em Blackbox, chegou finalmente à versão 1.0.0. Esta nova versão tem novidades como um novo estilo padrão (e estilos alternativos), um utilitário chamado fluxbox-remote, scripts para configurar todos os parâmetros de escritório, entre outros.

    Fontes: http://fluxbox.sourceforge.net e http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/07/10/09/0753247.shtml

    LANÇADO GOBLINX MINI 2.5 rc01

    O GoblinX Mini 2.5 rc 01 foi lançado Trat-se de “um filho menor” do GoblinX. Esta é a versão rc (release candidate) da próxima edição. Indicada para testes dos utilizadores e para as últimas checagens de erros.

    Entre as principais modificações estão a adição do Instalador, gtkImods, ISO Reconstrutor, File-roller, Nautilus-actions e P7zip, a adição do pacote Font-bh-ttf e um tema padrão dos cursores do rato e a inclusão de dicionários para as línguas padrões ao Abiword.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1191983378.html

    RAPTOR: PRÓXIMA GERAÇÃO DO MENU DO KDE

    Um desenvolvedor do KDE, revelou as suas ideias para o próximo menu do KDE, chamado 'Raptor'. «O que é Raptor? Raptor é um projecto fantástico em que eu tenho trabalhado nos últimos dias. Tenta ser uma nova maneira de encontrar as suas aplicações de desktop e interagir com os seus utilizadores».

    Fontes: http://pinheiro-kde.blogspot.com/2007/10/raptor-join-fun.html, http://www.nuno-icons.com/images/estilo/raptor/raptor.pdf e http://www.osnews.com/story.php/18735/Raptor-Next-Generation-Application-Menu-for-KDE

    NOVO SISTEMA MonaOS

    MonaOS é um sistema operativo gratuito. Ele é novo, simples, pequeno, open source e bem estruturado. É um sistema operativo baseado em microkernel, sob licença MIT e disponível para IA-32.“O kernel do MonaOS tem só 98KB (19/Ago/2006) e foi desenvolvido em C++.

    Fontes: http://monaos.org/index.html e http://www.osnews.com/story.php/18732/Introducing-MonaOS

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].