Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2007

    SECÇÃO: Local


    Lipor satisfeita com crescimento da quantidade de materiais recolhidos para reciclagem

    No 1º semestre de 2007 e relativamente ao período homólogo anterior, a quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Selectiva Porta-a-Porta registou um crescimento muito positivo, considerou a Lipor, em comunicado de imprensa.

    Segundo a empresa intermunicipal, «destacam--se os aumentos verificados, nas embalagens plásticas e metálicas (+10%), no papel e cartão (+11%) e no vidro (+4,5%)».

    Foram recolhidas 3 475 toneladas de embalagens plásticas e metálicas, 9 151 toneladas de papel e cartão e 8 360 toneladas de vidro.

    Estes valores representam claramente, congratula-se a Lipor «uma evolução da participação dos cidadãos na reciclagem multimaterial e são fruto do forte investimento e da aposta que a Lipor e os Municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem».

    Neste momento, a Lipor coloca à disposição dos cidadãos da Área Metropolitana do Porto um sistema completo de infra-estruturas, equipamentos e serviços para a deposição selectiva dos resíduos, nomeadamente, 22 Ecocentros, 2 958 Ecopontos e 6 zonas de recolha selectiva porta-a-porta distribuídas por 5 Municípios, abrangendo estas cerca de 60 200 habitantes.

    Este conjunto de estruturas de deposição selectiva é complementado pelo Centro de Triagem, onde os materiais separados pelos cidadãos sofrem uma separação suplementar mais pormenorizada (triagem), sendo posteriormente enviados para as indústrias recicladoras.

    Esta unidade «é já uma referência de desempenho ambiental e de qualidade estando certificada pelos referenciais NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397», declara ainda a empresa no seu comunicado de imprensa.

    Ao nível dos serviços especiais disponíveis para os cidadãos «salienta-se a eficácia do projecto ECOFONE, serviço gratuito de recolha selectiva de resíduos ao domicílio, disponível a todos os habitantes da cidade do Porto, com especial incidência nos sectores do comércio, serviços e restauração».

    A Lipor, prossegue o texto, «tem investido fortemente no desenvolvimento e na optimização de novos projectos de recolha selectiva adequados a determinados grupos-alvo, os quais pela sua dimensão e especificidade, têm uma importância fundamental no incremento dos quantitativos a enviar para reciclagem».

    A Lipor e os Municípios associados «agradecem, a todos aqueles que colaboram neste esforço conjunto de garantir o cumprimento das metas europeias da Reciclagem, por parte da Região e de Portugal».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].