Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2007

    SECÇÃO: Desporto


    O dia em que o sonho se tornou em realidade

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A freguesia de Alfena e o concelho de Valongo em geral viveram, a 28 de Setembro último, um dia que com toda a certeza ficará escrito a “letras de ouro” na história do desporto valonguense. O dia em que o Atlético Clube Alfenense inaugurou o relvado sintético do seu campo de jogos. O primeiro relvado deste género a nascer no nosso concelho. Um importante acontecimento que, recorde-se, é resultante da parceria feita pelo emblema de Alfena e o Sporting Clube de Portugal com vista à instalação naquela freguesia de uma academia de futebol do clube de Alvalade.

    Na inauguração da obra – totalmente paga pelo Sporting ao abrigo do protocolo assinado com o clube de Alfena – estiveram, entre outras personalidades públicas, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, o presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Soares, o presidente da Associação de Futebol do Porto, Lourenço Pinto, e o vice-presidente do Sporting Diogo Matos. Para além destes, muitos outros adeptos, quer do Alfenense quer do Sporting, marcaram presença nesta festa, caso de um casal oriundo de Folgosa da Maia, Augusto Sousa e Maria Emília, dois fervorosos adeptos do clube de Alvalade.

    A nova e a antiga geração de jogadores do Sporting foi igualmente uma presença notada neste momento ímpar na vida do Alfenense, mais precisamente com as visitas do antigo defesa internacional Nélson e da jovem promessa dos leões Fábio Paim.

    As repletas bancadas do recinto de jogos do Alfenense assistiram a uma mega- -festa proporcionada pelos atletas das várias modalidades do clube azul-e-branco.

    foto
    Nos habituais discursos da praxe nestas ocasiões, o presidente do Alfenense, António Peixoto, foi o primeiro a usar da palavra para, antes do mais, mostrar a sua satisfação e orgulho pelo facto do seu clube inaugurar naquele dia o primeiro relvado sintético do concelho de Valongo. Seguidamente agradeceu ao Sporting a confiança depositada na instituição desportiva por si presidida para acolher uma escola de futebol. «É um orgulho termos nas nossas instalações uma escola de futebol do melhor clube português ao nível da formação. Não só o melhor clube português, como um dos melhores do Mundo da actualidade», frisou. Aproveitaria ainda as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e do presidente da Câmara de Valongo para pedir mais apoios para o seu clube. «Temos diariamente cerca de 500 jovens a praticar desporto nas nossas instalações. Para continuar a desenvolver este trabalho precisamos de mais infraestruturas, de apoios, pois somos um clube com muitas dificuldades, que sobrevive graças à carolice de todos os seus associados», sublinhou António Peixoto.

    Paulo Santos, da empresa Futebol Total, a entidade que mediou, digamos assim, as negociações para este sonho ser hoje uma realidade entre o Alfenense e o Sporting, não conseguiu esconder a sua emoção na hora de usar da palavra. Com a lágrima no olho pouco mais conseguiu fazer do que agradecer a todos aqueles que apoiaram desde o princípio todo este projecto.

    O vice-presidente do Sporting, Diogo Matos, endereçou os parabéns aos dirigentes do Alfenense pelo trabalho desenvolvido, lembrando que aquando da sua primeira visita ao espaço os dirigentes leoninos encontraram alguns problemas que tornavam esta obra uma ficção. No entanto, graças ao bom trabalho de todos, essas dificuldades foram ultrapassadas e, a partir de agora, estão reunidas todas as condições para ser feito um excelente trabalho ao nível da formação.

    foto
    O dirigente verde-e-branco terminou a sua intervenção dizendo que, a partir daquele momento, o Alfenense é o representante do Sporting Clube de Portugal no norte do país, sendo isso só por si «uma grande responsabilidade».

    Por seu turno, Laurentino Dias classificou este como um dia muito importante para o desporto português.

    De referir ainda que a Academia Sporting/Escola de Talentos de Alfena – o nome oficial da academia – vai acolher jovens com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos, sendo que até ao momento estão já inscritos cerca de duas centenas de alunos.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].