Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2007

    SECÇÃO: Local


    CARTAS AO DIRECTOR

    Incrível ...!!!

    Será possível que a Câmara Municipal de Valongo, através do seu gabinete da Cultura, e ao que parece, sob a tutela do próprio presidente da edilidade, convidando o programa da RTP 2, “A Alma e Gente”, do Prof. José Hermano Saraiva, para uma cobertura ao concelho, que é constituído por apenas cinco localidades, incluindo a própria sede do concelho, se dê ao desprezo as gentes de Alfena, ao não mencionar sequer o nome da Vila de Alfena?!!!

    Será que Alfena não tem, minimamente nada que possa culturalmente, e até noutras áreas, ser um espaço importante no conjunto deste concelho, aos olhos do presidente do Município, que justifique, pelos menos uns segundos, de tempo de antena do referido programa?!!!

    Será que a Vila de Alfena não tem dado, através dos membros que constituem a junta de freguesia, toda a colaboração necessária a essa câmara e ao seu presidente, atempadamente para dar azo a quaisquer amuos, ou mau feitio de Sª. Ex.ª. que tivesse o tremendo custo duma total e asquerosa omissão?!!!

    Senão vejamos,

    . Centro Cultural de Alfena, recuperado com a sua grandiosidade, respeitando a traça da época em que foi construída a escola (1927), a luta insana que foi preciso travar para o tornar no que ele é.

    . A obra social, reconhecida como a maior obra social do país, e que a Alfena deu o título de “Capital da Solidariedade”.

    . Ponte românica de S. Lázaro, uma das jóias mais preciosas que a região, e até Portugal, possui.

    . Património religioso, nomeadamente as três igrejas (Matriz, da Senhora do Amparo e da Senhora da Paz), as capelas (da Senhora do Amparo, da Senhora da Piedade, da Senhora da Conceição, de S. Lázaro, de S. Roque, etc.).

    . Património cultural, como o Portal do Ribeiro, Entrada da Senhora da Piedade, “Ponte dos Sete Arcos”, entre outras.

    . Parque Urbano de S. Lázaro, que envolve a já referida Ponte de S. Lázaro, verdadeiro “ex-libris” de Alfena.

    . As origens do nome Alfena e o “Hospital dos Gaffos”, no então designado lugar de Alfena da freguesia de S. Vicente da Queimadela.

    . Construções mais recentes como a Ponte e Avenida Padre Nuno Cardoso, vasto leque de escolas primárias e duas secundárias, Casa da Juventude do concelho de Valongo (em Cabeda), Cruzamento de Baguim com a sua fonte luminosa, ligação às vias principais como a A41 e A42, Zona Industrial, ...

    . Muito mais haveria a dizer...

    Com os meus cumprimentos

    Sucintamente

    Por: Manuel Joaquim Ferreira da Silva

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].