Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2007

    SECÇÃO: Destaque


    DIA MUNDIAL DO TEATRO

    ENTREtanto repôs “(Re)apareceu a Margarida” para comemorar o Dia Mundial do Teatro

    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    O ENTREtantoTeatro – a companhia profissional de teatro do concelho de Valongo repôs em cena no passado dia 27 de Março – Dia Mundial do Teatro –, com entrada gratuita, a peça de Roberto Athayde, com versão portuguesa de Nina Teodoro e encenação de Gabriel Villela, “(Re)apareceu a Margarida”, estreada durante a 8ª Mostra Internacional de Teatro do Concelho de Valongo (2005).

    “(Re) Apareceu a Margarida” de Roberto Athayde é uma peça tragicómica que retrata o dia-a-dia de uma sala de aula da severa professora D. Margarida, «que se desloca numa trama de indagações onde é a própria a dar as respostas que os alunos deveriam responder.

    D. Margarida transforma a plateia em alunos para discutir e criticar uma sociedade oprimida, metamorfoseando as disciplinas de Biologia, História e Matemática, em instrumentos de práticas terroristas».

    A peça, a que “A Voz de Ermesinde” deu um merecido destaque aquando da citada Mostra Internacional de Teatro, conta com a interpretação soberba de Júnior Sampaio, e uma pequena aparição de Hugo Sousa, as únicas personagens da peça, se bem que o público seja instado uma ou outra vez a intervir.

    «(...) D. Margarida, na sua condição neurótica e solitária, amedronta, agride, faz-nos rir e leva-nos à condição de esqueleto, com um humor próprio de uma mulher, cujo verbo principal é a violência», apresenta uma nota divulgada pelo ENTREtanto.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].