Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Tecnologias


    Celebrou-se em todo o mundo o Software Freedom Day

    Celebrou-se um pouco por todo o mundo e, em Portugal (Lisboa, Porto e Aveiro também) o Software Freedom Day, que teve lugar no passado sábado, dia 16 de Setembro.

    O Software Freedom Day (SFD) é uma comemoração mundial do movimento do Software Livre e Aberto – Free and Open Source Software (FOSS). O propósito da comemoração, segundo os seus promotores, é educar a opinião pública mundial acerca dos benefícios de usar software livre na educação, administração, em casa e no meio empresarial, em suma, em toda a parte.

    A companhia não-lucrativa Software Freedom International proporciona apoio na organização do SFD, mas equipas de voluntários em todo o mundo organizam o seu próprio SFD com vistas a que este possa ter impacto na comunidade local.

    COMO É QUE O SFD COMEÇOU?

    Por volta de Janeiro de 2004, Matt Oquist concluíu que o software livre tinha alcançado um desenvolvimento que o tornava adequado para uso público, mas que a ignorância geral acerca deste era um dos principais obstáculos à sua aceitação.

    Ele recorda que, ao passar numa loja, viu lá pilhas de CDs da AOL e pensou no impacto que teria um CD cheio de software como Open Office, Firefox e GIMP, que seriam de muito maior valor para o grande público. Então planeou gravar alguns CD e conseguir permissão para distribuí-los na citada loja.

    Depois de contactar o seu Linux User Group (Grupo de Utilizadores Linux) local, com vistas à ideia que ficou conhecida como TheOpenCD Project, que mantém a ideia de Matt Oquist sobre um CD de alta qualidade de software livre, ele propôs a realização de um dia internacional sobre Software Livre nos OpenCD fóruns, imediatamente aceite pelo líder deste projecto Henrik Omma e por Phil Harper, também seu colaborador.

    Depois de considerar muitas propostas de datas, nomes e logísticas, Henrik, Phil e Matt concordaram com a instituição do “Software Freedom Day”, porque acreditaram que sem unir um vasto leque de pessoas interessados no software livre, não seria possível educar a opinião pública a favor dos ideais da liberdade de software.

    28 de Agosto de 2004 foi o primeiro Software Freedom Day.

    Henrik, Phil e Matt recrutaram depois Fred Noronha e Jules Sidenburg, para atingirem o número requerido de cinco membros para fundar uma companhia não-lucrativa no estado de New Hampshire, EUA.

    Desde então, juntaram-se ao grupo inicial, nos Estados Unidos, Sidsel Jensen, Joe O.A Olutuase, Benjamin Mako Hill, Robert Schumann e Pia Waugh, que trouxeram mais energia e experiência às organização.

    COMPONENTES DO "SOFTWARE FREEDOM DAY"

    Software – O SFD é sobretudo acerca de software, mas a liberdade de software pode afectar quase todos os aspectos das nossas vidas. A liberdade de software proporciona transparência e abertura governamental; por exemplo, máquinas de voto e registos governamentais podem ser examinados e disponibilizados a um grau impossível quando o segredo proprietário se coloca no caminho do escrutínio público.

    A liberdade de software apoia as organizações não-lucrativas (como bibliotecas, escolas e organizações religiosas) e comerciais (especialmente em países em vias de desenvolvimento) por permitir o uso do software mais actual e eficiente sem as restrições e custos impostos pelas licenças de software proprietário. A liberdade de software pode proporcionar um alto grau de segurança impossível de obter com software proprietário, devido à barreira artificial dos segredos proprietários em impedir as contribuições de especialistas de segurança.

    A liberdade de software proporciona largos benefícios legais e económicos, e é grande contributo para o desenvolvimento de iniciativas locais e para a autonomia de projectos que envolvam software.

    Liberdade – A palavra inglesa “free” (como em free software) é ambígua. Eis como Richard Stallman esclarece o termo: “Software livre (Free software) é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender este conceito, devemos pensar em “liberdade de expressão”. [Stallman continuava esclarecendo com o exemplo da cerveja, que não seria free (gratuita), embora havendo agora uma cerveja free (de licença livre)].

    (...)

    Dia – O Software Freedom Day centra-se num dia particular em cada ano, no sentido de enaltecer o sentido de unidade dos grupos do SFD em todo o mundo – estamos todos juntos, trabalhando simultaneamente em objectivos país a país para um objectivo comum.

    Muitos dos proponentes do Software Livre têm vindo a participar em eventos educacionais desde há anos; é nossa esperança que concentrando tais esforços num dia particular em cada ano, se possam tornar mais visíveis os nossos esforços do que se estivessem cronologicamente dispersos.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].