Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Local


    Projecto de formação e qualificação para IPSS’s foi dado a conhecer no CSE

    O Centro Social de Ermesinde foi a instituição anfitriã da apresentação pública do projecto “Solidariedade mudar com Qualidade”. Tendo como entidade promotora a UDIPSS do Porto (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão do Centro Regional do Porto – e ainda as UDIPSS de Aveiro, de Braga, de Bragança e de Vila Real, este projecto é uma iniciativa inovadora na área da formação direccionada para os problemas organizacionais e institucionais existentes nas IPSS’s, e cujo principal objectivo é qualificar essas mesmas instituições, promovendo para isso um processo de qualificação organizacional. Este projecto de qualificação será dividido em três áreas de formação diferentes, às quais poderão aderir todas as IPSS’s associadas da UDIPSS - Porto.

    Fotos RUI LAIGINHA
    Fotos RUI LAIGINHA
    Foram vários os representantes de diversas instituições de solidariedade social do Distrito do Porto que marcaram presença na sessão de apresentação do projecto “Solidariedade mudar com Qualidade” que decorreu no Salão Nobre do Centro Social de Ermesinde (CSE) a 29 de Setembro último. Sessão que seria oficialmente aberta pelo presidente do CSE, Henrique Queirós Rodrigues (Dr.), que na sua intervenção começou por sublinhar a importância da envolvência de todas as instituições presentes num projecto ambicioso que visa a qualificação e melhoramento dos serviços prestados aos cidadãos, significando isto, no fundo, uma melhora da qualidade de vida desses mesmos cidadãos que integram as actividades e/ou valências das IPSS’s.

    Seguidamente o presidente agradeceu à UDIPSS – Porto a escolha do CSE para a apresentação do projecto, passando posteriormente a palavra ao representante daquela organização distrital, que nesta sessão foi curiosamente um director do CSE, mais precisamente Alberto Carvalho (Dr.), que é também simultaneamente dirigente da UDIPSS – Porto. Alberto Carvalho, que nesta sessão foi o representante máximo da UDIPSS – Porto pelo facto do presidente da entidade, Artur Borges, se encontrar ausente numa outra iniciativa da União, começou por agradecer ao CSE a cedência do espaço, para depois frisar que um dos objectivos principais da UDIPSS – Porto tem sido o de transmitir aos seus associados a necessidade destes percorrerem o caminho da qualificação no eixo da sua actuação social. «É fundamental qualificar-mos devidamente os nossos quadros para que possamos prestar um serviço cada vez melhor. E foi nesse sentido que a UDIPSS – Porto aproveitou os fundos estruturais e comparticipações do Estado português para desenvolver, em paralelo com a Universidade Católica Portuguesa e as UDIPSS de Aveiro, Braga, Bragança e Vila Real, este programa, o qual estamos certos de que vai ajudar muitas instituições, que se queiram candidatar, a qualificar e a melhorar ainda mais os seus quadros, o que significa dar mais valor e mais valia aos serviços que prestam», referiu.

    A DESCRIÇÃO DO PROJECTO

    Após a sua intervenção Alberto Carvalho introduziria na sessão o “pivot e motor” de todo o projecto “Solidariedade mudar com Qualidade”, o Director de formação da UDIPSS – Porto Carlos Azevedo (Dr.).

    De uma forma detalhada o coordenador do projecto explicou então aos presentes o funcionamento do mesmo, começando por informar que o projecto foi aprovado – em meados de Julho do presente ano – pelo Estado, após a candidatura à CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) no âmbito da Medida 1.5 do Programa Operacional da Região Norte. Projecto que nasceu de uma série de necessidades, e exigências, internas e externas evidenciadas pelas IPSS’s após um diagnóstico levado a cabo pela UDIPSS – Porto ainda antes da candidatura do mesmo. Desde já, e em relação às necessidades internas, são de destacar as dificuldades muitas vezes encontradas pelas IPSS’s ao nível da gestão dos seus próprios recursos humanos, na qualificação desses recursos humanos.

    Ao nível das dificuldades externas, Carlos Azevedo elucidou os presentes para o facto de o Instituto da Segurança Social (ISS) estar a lançar manuais de qualidade e que em breve irá exigir às instituições que cumpram “à risca” esses manuais. Para Carlos Azevedo é por isso muito importante que as instituições agarrem com “unhas e dentes” este tipo de projectos e que os implementem nas suas organizações, pois a probabilidade de terem recursos para cumprir os manuais do ISS é actualmente muito reduzida. Abordando ainda o diagnóstico feito pela UDIPSS – Porto às IPSS’s, Carlos Azevedo adiantou que o grande problema da maior parte destas últimas está ligado ao factor qualidade, e é isso – em poucas palavras – o que o projecto “Solidariedade mudar com Qualidade” pretende fazer, qualificar as instituições de solidariedade social, desenvolvendo respostas sociais com qualidade.

    Projecto que será então dividido em três áreas de formação, mais precisamente uma Pós-Graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos, outra Pós-Graduação denominada “Gerir Projectos em Parceria”, e finalmente uma Formação-Acção chamada de “Reflectir para Mudar”.

    foto
    De salientar que a este projecto de formação poderão aderir todas as IPSS’s associadas da UDIPSS Porto, sendo o mesmo totalmente gratuito, ou seja, nenhuma instituição de solidariedade social necessita de comparticipar o projecto.

    As candidaturas serão analisadas ao pormenor pela UDIPSS – Porto para que depois sejam seleccionadas as instituições a aderir ao projecto, uma vez que os cursos têm um limite máximo de formandos. De cada instituição será escolhido um elemento, pelo que quanto mais rico for o seu currículo mais probabilidades terá de ser seleccionada. Aliás, e no que toca a critérios de selecção, serão privilegiadas as candidaturas que apresentem candidatos com formação superior (embora este não seja um factor de exclusão); em segundo lugar aparece o grau de responsabilidade que o potencial formando tem dentro da instituição, ou seja, mais do que formar pessoas este projecto pretende qualificar instituições como um todo, pelo que ao formar uma pessoa pretende-se fazer a “ponte” para a referida qualificação da instituição. Por último, serão valorizadas as candidaturas cujas instituições diagnostiquem os seus problemas e que adeqúem o projecto na resolução desses problemas organizacionais. As candidaturas terão de ser enviadas para a UDIPSS Porto até 14 de Outubro próximo

    AS TRÊS ÁREAS DE FORMAÇÃO

    Como já foi referido, a Faculdade de Economia e Gestão do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa é um dos parceiros deste projecto, sendo para além disso a entidade formadora do mesmo. A representar a entidade esteve Palmira Macedo (Dra.), a qual descreveu uma por uma as três áreas de formação.

    Em relação à Pós-Graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos há a dizer – em linhas gerais – que este curso é direccionado a directores e técnicos das IPSS’s, o qual visa por um lado a qualificação das instituições, incutir-lhes um pouco a noção do que é a qualidade, e por outro lado dar-lhes instrumentos de gestão.

    A segunda Pós-Graduação, “Gerir Projectos em Parceria”, está relacionada com a dinamização das redes sociais, tem a ver com o adquirir de instrumentos de gestão e de construção de modelos de intervenção comunitária.

    Por último, surge a Formação-Acção “Reflectir para Mudar”, uma acção de formação mais flexível e menos rígida que as anteriores, e onde cada uma das instituições seleccionadas no projecto terá direito a um formador exclusivo, por assim dizer, no caso um consultor externo, que irá fazer um diagnóstico prévio sobre os problemas organizacionais da instituição, e com base nesses problemas, juntamente com a direcção e corpo técnico da instituição, construir um plano de formação. Esta última área de formação é a única a ser desenvolvida no próprio espaço físico da instituição, sendo as restantes desenvolvidas na Universidade Católica Portuguesa (Porto).

    Após a colocação, e devido esclarecimento, de algumas questões da parte dos elementos ligados às IPSS’s presentes no público, Henrique Queirós Rodrigues deu por terminada a sessão de apresentação do projecto e convidou todos a usufruírem de um “Porto de Honra”.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].