Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Local


    Alfena: moradores e autarca limpam terreno

    Fotos MORADORES DE ALFENA
    Fotos MORADORES DE ALFENA
    Como é sabido, as autarquias não podem limpar terrenos privados. Mas, e para incentivar a população e dar o bom exemplo da limpeza, no passado Sábado, dia 2 de Setembro, o secretário da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Garcês, independentemente do seu cargo político, e com a ajuda de voluntários e autorização do proprietário, levou a cabo a limpeza de um terreno privado em Alfena, no lugar do Outeiro.

    O terreno havia sido limpo de mato há algum tempo pelo seu proprietário, a pedido da Junta de Freguesia, após o que se revelou cheio de lixo, ali depositado ao longo do tempo por várias pessoas. Tendo o proprietário recusado limpar o lixo, já que, alegadamente, não foi por ele ali depositado, Luís Garcês voluntariou-se para, em conjunto com um grupo de moradores e amigos, limpar o referido terreno.

    O grupo concentrou-se junto ao terreno e, aos poucos, foi-se tornando maior, e, distribuídas luvas e sacos de plástico por todos, deu-se início à limpeza.

    O lixo encontrado tinha as mais variadas origens, desde esferovite, passando por roupa, vidros de toda a espécie, baterias, sanitas, pneus, até todo o tipo de lixos domésticos em sacos plásticos.

    Ao fim de cerca de três horas de trabalho, tinham-se acumulado à entrada do terreno cerca de 50 sacos de lixo, dos quais cerca de trinta sacos de 130 litros de capacidade. Dentro do terreno ficou também uma pilha de objectos maiores, sendo que todo este lixo foi, uns dias depois, recolhido pela Junta de Freguesia de Alfena e pela Câmara Municipal de Valongo. Algum do lixo, como o vidro, foi encaminhado para Ecocentros, afim de ser reciclado.

    foto
    O trabalho no terreno não foi, contudo, concluído. Uma parte do terreno ficou por limpar, limpeza essa que será levada a cabo pelo mesmo grupo de voluntários no próximo Sábado, à mesma hora.

    A limpeza dos terrenos é uma tarefa que cabe a cada proprietário, mas o não sujar cabe também a cada um de nós. Espera-se que esta acção sirva de exemplo, não só para que os proprietários limpem e façam manter limpos os seus terrenos, mas também para a população em geral, para que esta se consciencialize do dever e obrigação de não sujar, tanto a via pública, como os terrenos privados.

    Por: Paula Garcês

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].