Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2006

    SECÇÃO: Local


    Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos em seminário na Lipor – empresa assinou contrato com a ERP

    Fotos LIPOR
    Fotos LIPOR
    Realizou-se no passado dia 28 de Setembro, no Auditório da Central de Valorização Orgânica da Lipor, em Baguim, inserido no ciclo de seminários técnicos "Eficiência na Gestão de Resíduos", um seminário subordinado ao tema "Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos".

    Pela mesma ocasião a Lipor tornou pública a assinatura de um contrato com a ERP Portugal - Empresa Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, empresa aliás que co-patrocinou o seminário, juntamente com a Lipor e o Núcleo Regional do Norte da APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

    A ERP é uma das entidades licenciadas pelo Ministério do Ambiente para a recolha, triagem e envio para unidades de descontaminação e reciclagem dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos gerados no grande Porto.

    Após a assinatura do contrato foi efectuado o primeiro carregamento de equipamentos eléctricos e electrónicos da plataforma construída para o efeito em Baguim.

    Segundo a informação prestada pela Lipor, «frigoríficos e outros aparelhos de refrigeração, fogões, máquinas de lavar, computadores, electrodomésticos diversos, lâmpadas fluorescentes, etc., que estejam fora de uso, devem ser entregues nos ecocentros ou aos serviços de recolha selectiva porta a porta destes resíduos, que a Lipor, em articulação com as câmaras municipais de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, tem disponíveis gratuitamente na região».

    O objectivo para este ano é atingir 4 kg/habitante/ano destes equipamentos, sendo que, no Grande Porto, actualmente, se atingem já cerca de 2 Kg/habitante/ano.

    A ERP foi constituída a 13 de Maio de 2005 e licenciada a 23 de Março de 2006.

    A ERP envolveu desde o início do processo em curso a maioria dos intervenientes, nomeadamente os produtores, SMAUTs, ONGs, distribuidores, recicladores e valorizadores, encontrando-se ainda a implementar a rede de recolha, reutilização e valorização/reciclagem.

    O SEMINÁRIO

    foto
    O Seminário sobre "Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos" foi aberto com a assinatura dos contratos para gestão de resíduos entre a Lipor e a ERP Portugal, seguindo-se uma visita ao Centro de Consolidação de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE's), assistindo-se então, como já referíramos, ao primeiro carregamento de equipamentos.

    A primeira sessão da manhã foi animada por Caroline Saintmard, da ACR+, que apresentou o tema "Os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos na Europa. A Legislação. Panorama da Aplicação da Legislação nos Diferentes Países".

    Seguiu-se Pedro Delgado, do Instituto dos Resíduos, que em vez de Isabel Andrade – também presente –, como estava inicialmente anunciado, apresentou o tema "A Política Nacional Relativa aos REEE's". Após a apresentação dos temas seguiu-se um primeiro período de debate. A segunda sessão da manhã, que ocorreu após um intervalo para café, iniciou-se com a apresentação de Joana André, da Lipor, intitulada "O Projecto Lipor de Gestão dos REEE's para a Região do Porto", prosseguindo a sessão com a intervenção de Alberto Pagliero, da AMIAT, com o tema "A Gestão dos REEE's na Região de Turim (Itália)" e terminando com "A Gestão dos REEE's no Universo das Empresas EGF", por parte de João Pedro Rodrigues, da EGF.

    Seguiu-se então novo debate, dando-se por terminados os trabalhos da manhã.

    Após o intervalo para o almoço, recomeçaram os trabalhos, dando início à terceira sessão Ricardo Neto, da ERP Portugal, que apresentou "A Licença para a Gestão dos REEE's – O Projecto ERP em Portugal".

    Seguiu-se-lhe Jean-Luc Tissier, da Rede ENVIE, que apresentou o tema "A Reparação e a Reutilização dos REEE's" e Patrícia Taborda, da Maiambiente, que apresentou o "Projecto EmLinha – Recolha Porta-a-Porta de REEE's na Maia", após o que se deu início ao debate que antecedeu o encerramento dos trabalhos do seminário.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].