Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2022

    SECÇÃO: Direito


    foto

    Aprovada a morte medicamente assistida não punível

    Foi aprovada na Assembleia da República, no passado dia 9 de dezembro, a Lei que vem regular as condições em que a morte medicamente assistida não é punível. Por outras palavras, foi aprovado o diploma que vem permitir a prática da vulgarmente denominada eutanásia em Portugal.

    Este é um tema fraturante, atreito a polémicas e que atrai opiniões vincadas. Já foi discutido em diversos momentos, tendo sofrido vários desenvolvimentos recentes com avanços e recuos. Por duas vezes nos últimos anos, diplomas sobre o tema foram aprovados pela Assembleia da República, tendo ulteriormente sido vetados pelo Presidente da República.

    Em 2020, o diploma foi remetido ao Tribunal Constitucional, que considerou duas normas inconstitucionais. Assim sendo, o Presidente vetou por inconstitucionalidade a Lei. Já no ano seguinte, o novo diploma foi vetado politicamente pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

    A recente aprovação promete, assim, não ser o último capítulo deste tema. Efetivamente, o diploma seguirá para o Presidente da República, que poderá promulgar, vetar politicamente ou enviar para consideração do Tribunal Constitucional. Mesmo em caso de promulgação, existe a possibilidade de vir a ser pedida a fiscalização sucessiva da constitucionalidade, nomeadamente por iniciativa dos deputados.

    A Lei aprovada define os conceitos e estabelece as circunstâncias nas quais a morte medicamente assistida não será punível. Este diploma prevê a possibilidade de ser praticado quer o suicídio medicamente assistido quer a eutanásia em sentido estrito. O diploma determina que não será punível a morte, praticada ou ajudada por profissionais de saúde, que ocorra por decisão da própria pessoa que:

    foto
    1. Seja maior;

    2. Tenha uma vontade atual e reiterada, séria, livre e esclarecida;

    3. Esteja em situação de sofrimento físico, psicológico e espiritual, com grande intensidade, persistente, continuado ou permanente e considerado intolerável pela própria pessoa; E,

    4. Tenha:

    a. lesão grave, definitiva e amplamente incapacitante que coloca a pessoa em situação de dependência de terceiro ou de apoio tecnológico para a realização das atividades elementares da vida diária, existindo certeza ou probabilidade muito elevada de que tais limitações venham a persistir no tempo sem possibilidade de cura ou de melhoria significativa; ou,

    b. doença que ameaça a vida, em fase avançada e progressiva, incurável e irreversível, que origina sofrimento de grande intensidade.

    Entre o pedido e a concretização da morte deverá mediar um mínimo de dois meses, período durante o qual o paciente terá acesso a acompanhamento psicológico. A decisão do doente é sempre e durante todo o processo pessoal e não pode ser delegada em qualquer outra pessoa. Ao mesmo tempo, o pedido do paciente pode ser revogado a qualquer momento.

    O doente terá de escolher um

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    [email protected]

    Por: Daniel Torres Gonçalves

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].