Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2013

    SECÇÃO: Local


    Sessão de autógrafos com autores do livro “Portugal Connosco – Receitas ao Balcão”

    foto
    Vai ter lugar no próximo dia 6 de dezembro, na loja CTT de Ermesinde uma sessão de autógrafos com o autor do livro “Portugal Connosco – Receitas ao Balcão”, uma obra que contempla maioritariamente receitas nortenhas.

    Editado pelos CTT, este livro é o resultado do projeto com o mesmo nome que decorreu entre fevereiro e maio deste ano e transporta agora para o papel as 52 receitas selecionadas entre quase 600 propostas por atendedores dos balcões CTT.

    Mais do que um livro de culinária, esta edição dos CTT é uma recolha extensiva dos hábitos gastronómicos reais da nossa população nos tempos que correm. O que comem os portugueses no seu dia a dia? E em dias especiais? Que pratos estão para além da gastronomia tradicional? Foi também para responder a estas perguntas que este projeto foi lançado no início deste ano a todos aqueles que, diariamente, dão a cara pelos CTT nas Estações de Correio.

    Catarina Fontes dos Santos, da Loja do Município (Porto) com uma receita de Passarinhos ao Ninho, Maria de Fátima Moreira, da Loja de Paredes ,com Cabrito no Forno, Celina Gouvinhas, da Loja da Senhora da Hora (Porto), com Tarte de Leite Condensado à Camacheira, Isabel Couraceiro da Loja da Póvoa de Varzim, com Pescada à Poveira, Rui Simões, da Loja da Trofa com Sopa Real de Peixe, Aldina Maria Macedo, da Loja de Vila Nova de Gaia, com Pudim de Castanhas e, por fim, Maria José Tavares, da Loja da Maia, com uma Canja de Perdiz foram algumas das receitas selecionadas neste livro e referentes à zona do Grande Porto. Venceram as receitas de Folar de Bragança (Lisete Saraiva, Lisboa), Cataplana de Amêijoas com Carne de Porco (Helena Rosado, Portimão), Javali no Pote com Castanhas (Manuela Silva, Vinhais) e Tarte de Batata Doce (Maria José Duarte, Lagos), mas muitas outras foram testadas, de especialidades tão diversas como Malassada e Pudim das do Paço.

    De entre as quase 600 receitas recebidas, coube ao Chefe Henrique Sá Pessoa selecionar as 52 melhores, divididas em quatro categorias de 13 receitas cada: Sopas, Entradas e Petiscos, Pratos da Terra, Pratos do Mar, Bolos e Sobremesas. A segunda fase do projeto teve lugar no espaço Kiss the Cook em Lisboa, onde os 52 vencedores tiveram a oportunidade de cozinhar os seus pratos, sob olhar atento do Chefe Henrique Sá Pessoa, consultor do projeto. As quatro categorias foram divididas por quatro dias, em que os 13 candidatos cozinharam ao mesmo tempo. Foram fornecidos aos atendedores todos os ingredientes, tempo e utensílios necessários para que dessem asas ao que de melhor sabem fazer. No final de cada sessão coube a um júri composto pelo Chefe Henrique Sá Pessoa, Duarte Calvão e Miguel Caldas, críticos gastronómicos, bem como Paula Padrão, representante dos CTT, escolher o melhor entre os melhores.

    Os CTT procuraram também dar seguimento à sua Política de Responsabilidade Social tendo entregado todos os pratos confecionados à Associação Dar e Acordar, que fez a recolha e posteriormente entregou-os à Instituição Albergue.

    O livro estará à venda por 20,00€, nos mais de 600 balcões dos CTT.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].