Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2012

    SECÇÃO: Educação


    Tomada de posse dos órgãos sociais da FAPEVAL marcada pela união das freguesias

    No passado dia 20 de abril, a FAPEVAL – Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Valongo, procedeu à tomada de posse dos seus Órgãos Sociais, no Auditório da Junta de Freguesia de Sobrado, estando neles representadas todas as freguesias.

    Segundo a entidade assinala, «a FAPEVAL deu um claro sinal do seu papel e missão no processo representativo e reivindicativo das Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Valongo», no passado dia 20 de abril, com uma «contínua aposta na descentralização das suas causas» e na «congregação de vontades comuns partilhadas pelas Associações de Pais das cinco freguesias do Concelho que estiveram presentes».

    Sugerida, e imediatamente aceite para tal, a vila de Sobrado acolheu a cerimónia de Auto do Posse dos elementos eleitos dos órgãos sociais decorrentes do ato eleitoral efetuado no passado dia 12 de março na Escola Secundária de Ermesinde.

    Esta tomada de posse decorreu sobre os auspícios da boa hospitalidade “gastronómica” da Associação de Pais das Escolas do Agrupamento de Sobrado. À cerimónia estiveram presentes, além da referida Associação de Pais e docentes de vários estabelecimentos de ensino, Ilda Soares, na qualidade de representante da vereadora da Educação, Maria Trindade Vale, do representante da Junta de Freguesia de Campo, Joaquim Santos Carneiro, de Rogério Palhau, presidente da Junta de Freguesia de Alfena, de Helena Lobo, em representação da Escola Secundária de Valongo, e demais público presente.

    Após o ato de tomada de posse dada pelo novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jorge Aguiar, este empossado pelo ainda 1º secretário deste órgão, João Arcângelo, em substituição do presidente ausente, tomaram da palavra os referidos representantes institucionais para, associando-se ao ato de posse dos novos órgãos sociais, dirigir aos mesmos, votos circunstanciais no âmbito do novo mandato, atendendo aos desafios que o mesmo apresenta.

    Seguidamente foi dada palavra ao reeleito presidente da Direção da FAPEVAL, José Manuel Pereira. Este, nome da Federação do Concelho de Valongo, saudando os presentes, procurou pautar a sua intervenção, contextualizando-a no atual momento vivido em torno do sistema educativo: «As últimas décadas têm assistido a um conjunto de medidas legislativas e educativas avulsas, longe de um necessário e desejável consenso entre e com todos os atores envolvidos». Referindo-se depois às recentes reformas em curso, comentou «a instabilidade face às diferentes políticas educativas que, mandato a mandato, governo a governo, teimam a retirar, acrescentar ou alterar o que antes era dado como implementado». São, acrescentou ainda, «estas indefinições que mostram a falta de uma estratégia coerente e duradoura na redefinição de um ensino de qualidade, útil e pertinente, de acordo com uma sociedade que, ora dela precisa, ora dela renega».

    A EDUCAÇÃO NÃO É

    UM ESTADO DE ALMA.

    É ANTES, A ALMA

    DE UM ESTADO

    Denominando este processo como a trilogia E – Escola, Ensino e Educação – onde «a Educação não é um estado de alma, sendo antes, a alma de um Estado», José Manuel Pereiras defendeu querer, juntamente com a sua equipa, ter um trabalho de cooperação com todas as Associações de Pais do Concelho de Valongo, tal como tem havido, com a Autarquia de Valongo, sentindo-se orgulhoso por, finalmente, fazer regressar à FAPEVAL a tão desejada representatividade das cinco freguesias, nomeadamente com a presença de Campo e de Valongo. Consciente que os problemas de ontem continuam a ser as preocupações de hoje, o recém-eleito presidente da FAPEVAL criticou «as políticas educativas inconsequentes que, juntamente com a adoção de medidas que colocam em causa o sucesso educativo», aumentam «o absentismo, o abandono escolar e a desacreditação do ensino«: A escola, se não for apoiada «deixará de ser um espaço de inclusão para ser um lugar de exclusão», concluiu.

    A cerimónia foi encerrada na companhia de um Sobrado de Honra servido aos presentes.

    Órgãos sociais da FAPEVAL:

    Assembleia Geral

    Presidente – Jorge Almeida Aguiar (Esc. Sec. de Ermesinde)

    1º Secretário – César Coelho (Agrup. Escolas de Sobrado)

    2º Secretário – Daniel Dias (Agrup. Escolas de Alfena)

    Conselho Executivo

    Presidente – José Manuel Pereira (Escola EB1/JI da Costa)

    Vicepresidente – Serafim Sousa (Agrup. Escolas de Sobrado)

    1º Secretário – Ana Raquel (Centro Escolar da Estação – Valongo)

    2º Secretário – Marco Marinho (Esc. do Calvário – Valongo)

    Tesoureiro – João Calado Arcângelo (Esc. Sec. de Ermesinde)

    1º Vogal – João Manuel Pinto (Agrup. Escolas de Campo)

    2º Vogal – Jorge Manuel Pimenta (Agrup. Escolas de Alfena)

    Conselho Fiscal

    Presidente – Carlos Magno (Agrup. Escolas de Campo)

    1º Vogal – Cláudia Santos (Esc. Sec. de Ermesinde)

    2º Vogal – João Fernandes (Esc. EB1/JI da Costa)

    Por: AVE/FAPEVAL

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].