Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2011

    SECÇÃO: Economia


    Défice das Contas Públicas e dívida pública

    A notícia é diária e está em todos os jornais: é urgente reduzir o défice das contas públicas. O défice das contas públicas corresponde ao saldo negativo das receitas do Estado deduzidas das suas despesas ao longo de um ano. Ou seja, traduz uma situação em que os gastos do Estado são maiores que os seus rendimentos.

    Em 2010 o Estado gastou mais 15,8 mil milhões de euros do que tudo aquilo que conseguiu auferir. Este valor é de tal ordem que, se imaginássemos 10 mil trabalhadores a receber o salário mínimo, estes precisariam de mais de 230 anos para pagar este montante.

    Tendo em vista facilitar comparações entre países, o défice é tipicamente apresentado em percentagem do PIB (Produto Interno Bruto) anual, ou seja, compara-se o valor do défice com o valor de tudo o que é gerado no país. O PIB é o valor de todos os bens e serviços produzidos durante um ano numa economia, ou seja tudo o que os bancos, as fábricas, os restaurantes, as construtoras, os hospitais e todas as restantes entidades produzem. Em resumo, tudo o que é produzido em Portugal. No ano de 2010 o défice correspondeu a 9,1% do PIB. Outra ilustração clara da dimensão do défice nacional consiste em imaginar que, para que o Estado pudesse cobrir o défice de 2010, seria necessário que todos os trabalhadores em Portugal (portugueses e estrangeiros) trabalhassem de borla e entregassem ao Estado tudo o que recebessem durante mais de um mês.

    O valor do défice referido corresponde apenas ao ano de 2010. Todos os anos esta contabilização reinicia-se do zero, tal e qual o lucro de uma empresa.

    Em 2010 a dívida pública, ou seja tudo o que o Estado Português devia no dia 31 de dezembro chegava a 160 mil milhões de euros, e correspondia a 93% do PIB português. Em termos de percentagem do PIB tivemos em 2010 a maior dívida pública dos últimos 160 anos. Dada a sua escala, é difícil compreender exatamente o que este valor significa. Digamos por exemplo que representa aproximadamente o custo de construir 180 pontes Vasco da Gama.

    Quais são as más notícias? É que tanto a expressão “dívida pública” como “défice das contas públicas” incluem a palavra “pública”. Isto significa que a dívida é de “todos nós” e que fomos “todos nós” que criámos as condições para a situação financeira em que nos encontramos.

    Fontes: INE

    http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=107694449&DESTAQUEStema=00&DESTAQUESmodo=2

    Por: HENRIQUE MARTINS LEMOS

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].