Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2011

    SECÇÃO: Gestão


    foto

    O Associativismo no concelho de Valongo (1)

    Já noutras ocasiões tivemos oportunidade de realçar o papel das associações como forma de participação na vida das comunidades, e o seu papel de promotor e catalisador do desenvolvimento é endógeno das sociedades locais. Existem no concelho de Valongo várias associações de natureza cultural e recreativa e também desportiva, cujo papel se tem demonstrado importante na divulgação e na valorização do nosso concelho e das freguesias integrantes.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Por outro lado, tem existido alguma divisão, que coincide com o obstáculo geográfico da Serra de Valongo, que se pretende que ao contrário de afastamento entre as comunidades de um e outro lado, seja um elemento de ligação – uma vez que administrativamente o concelho de Valongo existe como uma entidade única que pretendemos todos valorizar, impondo-se no contexto da metrópole do grande Porto, como um agente participativo e reivindicativo no âmbito da fruição dos bens públicos para os quais todos contribuímos igualmente com os nossos impostos.

    Esta unidade e o carácter com que o concelho se deverá apresentar perante os parceiros e o mercado em geral, será importante que seja caracterizado de linhas e desígnios claros, com uma força sustentada nos agentes vivos das cidades do concelho, e com a força política capaz de impor e fazer valer os interesses de todos os cidadãos e organizações económicas, culturais e sociais do município, marcando posição perante os seus pares.

    Não será demais salientar a passagem da Expoval, que se realizou na cidade mais populosa do concelho: Ermesinde, que decorreu no passado fim de semana, com outra roupagem em termos de espaço logístico e da própria organização, que todavia poderia ter sido uma maior alavanca das atividades em geral do concelho, designadamente as associações culturais disponíveis para participar e abrilhantar ainda mais o evento, isto sempre condicionado pelas dotações orçamentais que nestas alturas são restritivas e impeditivas de maior visibilidade.

    Também para as atividades económicas o momento não é o mais oportuno, dada a crise em que as empresas estão mergulhadas e o próprio mercado, ou até o panorama financeiro também restritivo, tornando todo o processo económico numa regressão do tipo “bola de neve”. A realização deste evento teve a sua máquina muito ligada à Câmara Municipal de Valongo, que protagonizou a organização de todo o programa, apesar do apoio marginal de outras entidades.

    Tratando-se de uma ação eminentemente comercial, ou seja, de estímulo e desenvolvimento das atividades empresariais, o seu objetivo terá ficado esbatido pela falta do contributo de uma Associação atuante que não existe no concelho, isto apesar de formalmente estar constituída, mas que se demonstra totalmente inativa.

    Por: José Quintanilha

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].