Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 28-02-2025
Jornal Online

SECÇÃO: Editorial


foto

70 anos

No passado dia 15 de fevereiro, o Centro Social de Ermesinde celebrou 70 anos de serviço ininterrupto à população, um marco que merece ser assinalado com orgulho e reconhecimento. Esta instituição nasceu da iniciativa da sociedade civil, movida pela vontade de ajudar os mais carenciados de Ermesinde, e ao longo destas sete décadas tem desempenhado um papel essencial no apoio social, na inclusão e na melhoria da qualidade de vida de muitos habitantes da cidade.

O caminho até aqui não foi fácil. Antes de receber apoios do Estado, através da Segurança Social, o Centro Social de Ermesinde enfrentou grandes desafios financeiros, tendo sido a força, a criatividade e determinação dos seus fundadores e dirigentes que tornaram possível a sua consolidação. O esforço inicial e a resiliência de todos os envolvidos garantiram que esta instituição crescesse e se tornasse uma referência tanto a nível local como nacional. A nível local, foi atribuída, ao Centro Social de Ermesinde, a 13 de julho de 2007, uma das primeiras Medalhas da Cidade.

Prova do seu prestígio nacional é o facto de muitas personalidades políticas, religiosas e membros do governo terem visitado o Centro Social de Ermesinde, especialmente no período pós 25 de Abril, sobretudo em conjunturas eleitorais e festividades da instituição. A mero título de exemplo, refiram-se as visitas do Secretário de Estado da Inserção Social, Rui Cunha (em outubro de 1997); do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Segurança Social, Família e Criança, Marco António Costa (em fevereiro de 2005 e, mais tarde, em 2012 e 2013); de Maria Barroso e de Manuel Alegre (janeiro de 2006); do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva (também em janeiro de 2006); de D. Manuel Clemente (dezembro de 2010); de Alberto Martins (maio de 2011); dos deputados Honório Novo e Jorge Machado (março de 2012); de António José Seguro (julho de 2014); e de Francisco Assis (março de 2024).

Estas visitas não só demonstram o reconhecimento do seu trabalho, mas também sublinham a importância desta instituição no panorama social e político do país.

O impacto do Centro Social de Ermesinde vai além do apoio às famílias mais vulneráveis. A instituição é também proprietária do jornal “A Voz de Ermesinde”, o único jornal que se publica regularmente na cidade, com 67 anos de existência. Este periódico tem sido um verdadeiro guardião da memória e da história de Ermesinde, acompanhando o desenvolvimento da cidade, das suas instituições e coletividades, e dando voz às preocupações e conquistas da população.

Num tempo em que a imprensa local enfrenta grandes dificuldades, manter ativo um jornal com tamanha longevidade é uma prova do compromisso do Centro Social de Ermesinde não só com a sua população, mas também com a preservação da identidade e do património cultural da cidade. “A Voz de Ermesinde” continua a ser um espaço de informação, reflexão e cidadania, algo essencial para o fortalecimento da comunidade.

Neste número damos especial destaque ao aniversário do Centro Social de Ermesinde, divulgando a maior parte das suas valências atuais e o número de utentes que envolve.

Ao celebrar 70 anos de existência, o nosso Centro Social reafirma a sua missão de continuar a apoiar os que mais precisam, promovendo a solidariedade, a inclusão e o desenvolvimento local. O seu percurso é um exemplo inspirador do que pode ser alcançado quando há união e compromisso em prol do bem comum.

A todos os dirigentes, funcionários, voluntários e benfeitores que fazem parte desta história, fica um enorme agradecimento. Que este aniversário seja apenas mais um capítulo de uma longa jornada de sucesso!

Por: Manuel Augusto Dias

 

Outras Notícias

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].