Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-05-2024
Jornal Online

SECÇÃO: Literatura


foto
LER É O MELHOR REMÉDIO (9)

“A lanterna das memórias perdidas”

Foi ao passar pela livraria Bertrand, na rua da Fábrica, que me deparei pela primeira vez com esta obra. Publicada em Portugal em 2023, com a chancela Porto Editora, traz-nos um belo e sui generis romance de uma autora japonesa até então desconhecida para mim.

A autora terá provavelmente bebido inspiração para esta história no festival Obon, celebrado durante o mês de agosto no Japão. O festival Obon é de origem budista e acredita-se que, durante o festival, os espíritos dos antepassados voltam ao mundo dos vivos para visitar os familiares. Tradicionalmente são penduradas lanternas em frente às casas para guiar os espíritos dos antepassados de volta aos seus lares. É hábito visitar os sepulcros e fazer oferendas, nomeadamente de alimentos, em templos e altares montados nas residências.

foto
A ação decorre principalmente num estúdio fotográfico, cujo anfitrião se chama Hirasaka. Neste curioso estúdio os finados são recebidos por Hirasaka, que pacientemente explica o processo de transição entre a vida e a morte que ali tem lugar. Esse processo principia por escolher uma fotografia por cada ano de vida, de entre uma pilha de fotografias que retratam cada um dos dias da sua vida. Depois, têm ainda a oportunidade de regressar a um único dia das suas vidas para captar o mesmo momento, no mesmo local, com uma das câmaras da fabulosa coleção de Hirasaka. Hirasaka é, pois, um guia neste ritual que permite uma última reflexão acerca da vida e do significado de viver. No final, as fotografias selecionadas são colocadas numa lanterna sōma e exibidas cronologicamente; após passar a última fotografia a luz esvanecente da lanterna acompanha o desaparecimento da pessoa. As lanternas sōma são lanternas com uma moldura dupla interior e exterior, gerando sombras que surgem em padrão rotativo. Popularmente, diz-se que estas lanternas são como as cenas da própria vida que passam à frente dos olhos, no momento da morte. No estúdio de Hirasaka são os próprios defuntos que escolhem essas cenas para criarem a sua própria lanterna sōma. O próprio Hirasaka, que não tinha memória alguma da sua vida, aguardava ansiosamente que aparecesse alguém que o conhecesse e lhe pudesse dizer quem tinha sido. O único fio a ligá-lo à sua anterior existência era uma fotografia a preto e branco, que por milhares de vezes que a observasse, nada lhe dizia sobre o passado. Constata-se que ele acompanhava pacientemente o processo de luto pelo qual os finados passavam, mas aguardava ainda para fazer o seu.

O livro está dividido em três capítulos, cada um com uma história diferente. No primeiro versa sobre a vida de uma educadora de infância que morreu de velhice; no segundo sobre uma

(...)

leia este artigo na íntegra na edição impressa.

Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,50 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 13,00 euros.

Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

Para críticas e sugestões: [email protected]

Por: Eduardo Tavares

 

Outras Notícias

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: [email protected].