COMEMORAÇÕES DO 49.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL
Intervenção de João Morgado*
Comemorar o 25 de Abril é saudar a Liberdade.
Comemorar o 25 de Abril é lembrar a luta pelas conquistas alcançadas.
Comemorar o 25 de Abril é agradecer ao Movimento de Capitães, a quem estarei sempre reconhecido, a Liberdade alcançada, o fim da Guerra Colonial.
Recordo, igualmente, aqui, muitos dos quais já partiram, todos quantos nestes 49 anos da nossa história, lutaram dia a dia pela Liberdade, pela Democracia.
Durante estes anos foram inúmeras e inquestionáveis as conquistas alcançadas e que fazem hoje de Portugal um país livre e democrático. Mas é necessário continuar o caminho. Não podemos dar como adquiridos todos os direitos alcançados.
Hoje, mais do que nunca, temos que estar atentos na luta contra a guerra, contra a xenofobia, contra o racismo, pela igualdade, elemento fundamental para o desenvolvimento e para a paz.
A todos, homens e mulheres, devem ser dadas as mesmas oportunidades e direitos, permitindo usufruir das mesmas condições para o acesso à educação, à justiça, à saúde, à habitação.
Todos devemos ter as mesmas oportunidades de trabalho.
Temos que nos manter firmes contra as desigualdades, pela justiça social.
Em vésperas de festejarmos 50 anos de liberdade não podemos parar. Temos a obrigação de lutar para que todos tenhamos acesso a uma vida segundo os ideais de Abril.
Viva o 25 de Abril.
Viva a Liberdade.
*Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde
|