PÁGINA DAS ESCOLAS
Alunos da Escola Secundária de Ermesinde em Itália no âmbito de Projeto de Mobilidade para Estudantes
Os alunos do 11º G e H de Literatura Portuguesa, da Escola Secundária de Ermesinde (ESE), participaram num Projeto de Mobilidade para Estudantes, em Itália, de 30 de maio a 2 de junho, acompanhados da respetiva professora.
De acordo com a ESE, «esta mobilidade decorreu de uma parceria promovida com o Liceo Scientifico e Musicale “G. B. Grassi”, em Lecco, tendo envolvido a professora de Literatura Portuguesa da nossa escola, Ana Paula Teles, a professora da escola italiana, de Latim e Italiano, Donatella Cornaggia, 9 alunos portugueses e 22 alunos italianos. Os alunos ficaram alojados em casa de famílias de alunos da escola de acolhimento e foram muito bem recebidos. Este projeto obedeceu a uma organização previamente delineada que passou também pela preparação de trabalhos a apresentar no “Liceo”. O inglês foi sempre a língua de comunicação usada, inclusive, nas visitas guiadas».
|
A escola refere ainda que «o programa foi variado (trabalhos na escola italiana, visitas a Lecco, Varenna, Bellagio, Milão e Bergamo) e permitiu desenvolver um vasto leque de competências, como as práticas de trabalho colaborativo, a autonomia, a responsabilidade, a tolerância, a inclusão, a aquisição do hábito de comparar e partilhar, o conhecimento de uma dimensão europeia, a cidadania, a preparação dos alunos enquanto parte do sistema europeu de educação, a intercultura, quer pela participação em atividades organizadas e estruturadas, quer em contextos informais.
Aguarda-se, no próximo ano letivo, a vinda dos alunos italianos à nossa escola, para ficar, assim, completo este projeto de mobilidade».
|