Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Destaque


    CONSELHO DA CIDADE

    Reunião de maio trata de projetos e das obras junto às escolas

    foto
    Na última reunião do Conselho da Cidade, que juntou as principais associações, coletividades, instituições, partidos políticos e escolas, privadas e públicas, no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), no passado dia 10 de maio, fez-se o ponto da situação de vários projetos e falou-se das obras que ocorrem junto às escolas da Costa, S. Lourenço e Secundária de Ermesinde. A presidir à sessão esteve Miguel de Oliveira, tesoureiro da Junta de Freguesia de Ermesinde (devido à ausência do presidente do Executivo que se encontrava noutro evento a ocorrer, naquele momento, no Fórum Cultural de Ermesinde) acompanhado de André Teixeira, assessor político na Câmara Municipal de Valongo. Na mesa tomou lugar também Lurdes Ribeiro que secretariou a reunião.

    Miguel de Oliveira começou por informar o resultado positivo do último exercício financeiro da Junta, o que é uma novidade, tendo em atenção os anos anteriores. Dos 94 mil euros de superavit, 44 mil vão para investimentos no Cemitério n.º 1 e os restantes 50 mil ficam como “almofada” financeira da Junta de Freguesia.

    Entrando, depois, na ordem de trabalhos da sessão, falou do projeto “o meu jardim” com o qual se pretende premiar o envolvimento direto de coletividades e instituições no arranjo, sempre com o apoio da Junta, de pequenos canteiros ajardinados que há junto a escolas e instituições. Para já, apenas um foi intervencionado frente ao Instituto de Línguas, graças à iniciativa e preservação da esposa de um ex-presidente da Junta de Freguesia. Ao contrário, o projeto “Crochet nas Árvores” que visa a decoração dos troncos das árvores da cidade com crochet está a avançar a bom ritmo, pese embora haja algumas coletividades que não foram contactadas e também gostariam de participar, como é o caso da Refood de Ermesinde. Também se espera que o projeto “Realização de Feiras de Artesanato em vários pontos da cidade” possa avançar por iniciativa de qualquer coletividade ermesindense que poderá contar sempre com o apoio organizativo e logístico da JFE. O projeto das “Bolsas de Estudo” também é para avançar.

    foto
    Na última reunião do Executivo da Junta, dia 8 de maio, já se procedeu a algumas alterações e esta questão não se pode adiar por muito tempo, disse Miguel de Oliveira, pois é necessário premiar os alunos com mais mérito, sobretudo, os que procedem de famílias de menores recursos. Outro projeto que é particularmente caro ao presidente da Junta de Freguesia, e cujo tempo útil se aproxima, é o Concurso das Cascatas Joaninas que já arrancou na página do facebook da Junta de Freguesia e que se destina a todos os conselheiros, nomeadamente, IPSS, associações e coletividades sem fins lucrativos, mas também aos comerciantes, com morada na cidade de Ermesinde.

    Também se mantém de pé o projeto “Ermesinde Solidário – aluguer de máquinas e ferramentas” que é uma espécie de bolsa de voluntários para apoio a pessoas de mais idade, que vivem sós, precisando de companhia, de que alguém vá com elas às compras, à farmácia ou ao médico, por exemplo.

    Houve várias intervenções sobre estes projetos e sobre outros assuntos, sendo de destacar a informação de que este ano haverá a Festa ao Padroeiro de Ermesinde, S. Lourenço, uma vez que já está constituída a Comissão de Festas, que se encarregará de fazer peditórios na cidade, para angariar os fundos necessários à realização das Festas em Honra de S. Lourenço, que terão lugar no 2.º fim-de-semana de agosto.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].