Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 20-10-2017
Jornal Online

SECÇÃO: História


foto
60º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE (33)

Iniciativas granjeadoras de fundos para o Centro

Num tempo em que era particularmente difícil conseguir meios financeiros para fazer face às despesas deste tipo de instituições, o então Centro de Assistência Social de Ermesinde, no verão de 1961, organizou diversas iniciativas tendentes a juntar algum dinheiro para continuar a desenvolver a sua meritória obra. Hoje, recordamos o "II Circuito de Ciclismo de Ermesinde", Festivais de Folclore e uma Corrida de Galgos que renderam alguns milhares de escudos para os cofres do Centro. Os textos que se transcrevem foram publicados em "A Voz de Ermesinde" de setembro de 1961.

CICLISMO

"Entre o mais vivo e caloroso entusiasmo, disputou-se, no passado dia 10 do corrente, o "II Circuito de Ermesinde", destinado à categoria de Populares, com o número de 59 concorrentes, divididos em três séries, tendo como brilhante vencedor Manuel Teixeira, representante dos Dragões Valboenses, que percorreu as 20 voltas do circuito no menor tempo, ao vencer a 3.ª série, em 21 m e 37 s.

O "II Circuito de Ermesinde", cuja organização pertenceu ao Centro de Assistência de Ermesinde, reuniu os melhores praticantes da modalidade, em Populares, em representação do Porto, Valboenses, Modelar, Gondomar, Leixões, Aldoar e Água-Longa, todos eles pondo a maior vontade em vencer, pois desde a largada, nas respectivas séries, os mais fortes ditaram a sua lei, tomando a dianteira e impondo um andamento veloz, deixando, assim, para trás os menos apetrechados ou aqueles que, tocados pelo infortúnio, não puderam lutar de igual para igual.

Os primeiros classificados foram aqueles que na verdade formaram o melhor "lote", mas outros, com valor quase idêntico, ficaram para trás ou desistiram, pois a adversidade "tocou" alguns deles, não os deixando mostrar as suas reais possibilidades.

O vencedor da 1.ª série, Adélio Carneiro, do Porto, viria a classificar-se em 2.º lugar e fez uma excelente prova pois fez todo o percurso sem ajudas, isolando-se logo na 1.ª volta. Triunfou na 2.ª série, Manuel Ribeiro, do C. C. de Gondomar, e na 3.ª série venceu Manuel Teixeira, que viria a ser o vencedor absoluto do "II Circuito de Ermesinde".

A prova teve a colaboração da Associação de Ciclismo do Norte.

CICLISTAS DA DÉCADA DE 1960. HÁ 56 ANOS O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ORGANIZOU PROVAS DE CICLISMO EM ERMESINDE
CICLISTAS DA DÉCADA DE 1960. HÁ 56 ANOS O CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ORGANIZOU PROVAS DE CICLISMO EM ERMESINDE

II FESTIVAL

DE FOLCLORE

EM SAMPAIO

"No passado dia 3 de Setembro, pelas 16 horas, teve início, em S. Paio, o II Festival Folclórico, onde o Rancho de Ermesinde e o Rancho da Fontinha se exibiu eficientemente, recebendo no fim de cada actuação os mais merecidos e calorosos aplausos.

Os intervalos foram preenchidos com leilões de prendas, oferecidas pelas meninas do lugar, que numa demonstração de muito carinho e admiração pela obra realizada pelo Centro de Assistência, se deram de alma e coração à sua tarefa, pondo-se incondicionalmente à disposição dos organizadores do festival para o que fosse necessário.

E a sua ajuda foi preciosa, pois já na véspera, dia 2, no mesmo recinto funcionou o serviço de Bar, onde a sua presença se tornou indispensável para dar vida e colorido ao ambiente festivo que até já reinava, pois a sessão de "fados e guitarradas", que se prolongou até às 2 horas da madrugada, atraiu elevado número de pessoas (as entradas eram graciosas!...) que se deliciaram a saborear o caldo verde ou a tomar qualquer fresca bebida.

Os componentes dos dois Ranchos seguiram em alegre e colorida marcha até S. Paio, onde impecavelmente se apresentaram para levar a todos os presentes a sua contagiante e sã alegria, exuberantemente demonstrada através dos seus ritmados, suaves ou mexidos bailados, ou então, nos seus melodiosos, comunicativos e lindos cantares, tão cheios de vida e musicalidade.

Após o Rancho da Fontinha ter dado entrada no tablado e executado a sua marcha, o sr. António da Silva Bastos, num feliz improviso, dirigiu algumas palavras de reconhecimento e apreço por aquele Rancho, pelo modo cativante como tem sabido compreender e acarinhar empreendimentos do Centro de Assistência, tendo, por inicia-tiva própria colocado fitas na bandeira do mesmo.

O sr. Matos, presidente do Rancho da Fontinha, falou depois, agradecendo à boa gente de Ermesinde pelo carinho dispensado ao seu Rancho, dizendo-se encantado com todas as gentilezas recebidas, prometendo colaborar sempre que fosse necessário, pois conhecia e admirava imenso o esforço dos dirigentes do Centro pela dedicação com que procuravam trabalhar a favor dos pobres de Ermesinde.

A finalizar abraçou o sr. António da Silva Bastos, velho amigo seu, pois desse modo patenteava aos olhos de todos os presentes o maior apreço e respeito pelo povo de Ermesinde, a quem agradecia, pois era ele o seu mais lídimo representante.

O Festival prosseguiu sempre com o mesmo brilho e interesse, sendo alguns números freneticamente aplaudidos, quer de um ou outro Rancho, merecendo, porém, citação especial o último número apresentado pelo Rancho da Fontinha "uma rapsódia", em que os presentes deliraram, tal era o seu poder de fascinação e valor artístico.

O "II Festival de S. Paio", muito embora a receita líquida não fosse muito elevada, pois a sua organização foi dispendiosa, decorreu animadíssimo, sendo de enaltecer o trabalho dos seus organizadores que não se pouparam a esforços para que o mesmo obtivesse o maior brilho e compensação.

O saldo positivo do "II Festival de S. Paio" foi de 1.464$50, que com os 2.095$10 do I Festival totalizou a importância de 3.559$60.

Parabéns, pois, à Comissão Organizadora, ao bom povo de S. Paio e a todos aqueles que de qualquer modo contribuíram para o benefício de uma Instituição que merece o maior respeito, carinho e admiração de todos nós."

NO LARGO

DA FEIRA

"No recinto da feira de Ermesinde realizou-se o mês passado um festival folclórico cujo produto reverteu a favor dos pobres protegidos pelo Centro de Assistência Social de Ermesinde.

A receita foi de 1.475$50, podendo dizer-se que se esperava um pouco mais desta rea-lização, mas o dia quente que se fez sentir levou muitos dos moradores deste lugar à praia e outros lugares de recreio ou diversão, prejudicando um pouco o festival da Travagem. / A comissão encarregada da festa foi incansável, merecendo por isso os maiores louvores. / Actuou nesta festa, com a maior eficiência o Rancho Folclórico de Ermesinde."

NA PALMILHEIRA

"O I Festival Folclórico da Palmilheira, organizado por uma comissão de moradores do lugar, amigos dedicados do Centro de Assistência Social de Ermesinde, rendeu a importância de 1.656$00, o que, atendendo ao mau tempo que se fez sentir no decorrer do mesmo foi excelente, muito grata ficando a Direcção do Centro pela boa vontade de-monstrada por todos os palmilheirenses."

CORRIDA

DE GALGOS

Organizada pelo Centro de Assistência Social de Ermesinde, realizou-se mais uma corrida de galgos, que teve a presenciá-la uma entusiástica e numerosa assistência.

Este apaixonante espectáculo desportivo, que ano após ano vai ganhando adeptos e atingiu já certo desenvolvimento, este ano não sabemos porque razão decaiu bastante, lamentando-se muitos desportistas da falta de provas, pois tinham os seus galgos já treinados para este género de corridas.

Estas provas são, na realidade, um excelente espectáculo, onde não falta emoção e beleza, pois os espectadores dispensavam-lhe grande carinho.

A organização de Ermesinde foi impecável, o público foi compreensivo e entusiasta, tendo a G. N. R. de Ermesinde prestado os melhores serviços à organização.

Depois de diversas provas eliminatórias, efectuaram-se as finais (...).

(…) Aos proprietários dos galgos classificados foram atribuídas taças e medalhas.

Os srs. David Moutinho e Manuel Marques orientaram a prova, auxiliados por Belmiro Coelho, Caetano da Silva, Manuel da Silva, António Reis, Luís António, Gil de Sá Lages e Manuel Moreira Pereira."

Por: Manuel Augusto Dias

 

Outras Notícias

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.